Cristiano Rochinha Postado Dezembro 6 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 6 Galera,essa é uma pergunta que eu acho interessante de se fazer por aqui,já que quase todos aqui veem o tucunaré como peixe símbolo da pesca esportiva no Brasil. Pra responder isso,temos que voltar no tempo e tentar resgatar um pouco da história desse peixe e seus grandes "points pesqueiros". A escola dos mais antigos e primeiro grande pesqueiro desse peixe fora de seu habitat natural,no final dos anos 80,sem dúvida foi a represe de Itumbiara/Tupaciguara...Lá,muitos dos pescadores pioneiros do Brasil deram seus primeiros arremessos em busca do tucuna,e verdadeiros monstros de azulões foram fisgados... Logo na sequência, Pereira Barreto se despontou,e atraiu uma legião de pescadores pra aquelas águas...Muitos e muitos peixes figados.... Mais ou menos na mesma época,represas como Ilha Solteira e Miguelópolis,também fizeram sucesso,embora em menor volume que Pereira Barreto. Aí veio logo no início dos anos 2000 (se não me engano),o enchimento do lago de Presidente Epitácio,e aí sim vimos o que era quantidade absurda de tucunarés.Durante os 2 primeiros anos após o início do enchimento do lago,era normal se fisgar mais de 100 deles num único dia...Excursões vindas na maioria de SP capital aos montes lotavam as pousadas todo fim de semana,e retornavam pra capital sempre com os isopores cheios. Em pouco tempo,a história mudou e os grandes cardumes desapareceram. Após essa febre em Epitácio, me lembro que alguns pescadores começaram à desbravar alguns lagos selvagens na região da Ilha do Bananal,em Tocantins....Muitos ,mas muitos tucunas mesmo...Período que logo chegou ao fim também,devido a muitos problemas,entre eles a seca que começou a alastrar a região. Chegamos então as represas de Peixe e Serra da Mesa...Período do auge,por volta dos anos 2010....Muitos e muitos pescadores do Sudeste se dirigiam até lá pra fazer pescaria "fácil de tucuna"...E era mesmo...ERA...... Então,chegamos ao rio Teles Pires...o último grande rio a ter novas represas formadas por hidrelétricas no Brasil. Primeiro,Usina de Colíder....Pesquei lá a 4 anos atrás....Noooossssaaaa...O que que era aquilo???Pegava tucunaré até com filé de avestruz azedo kkkkk....Mas o período do auge dessa represa também chegou ao fim...E por fim,mais recentemente,a usina Teles Pires,na região de Alta Floresta...Pescarias à 2 e 3 anos atrás também mostraram uma quantidade absurda de tucunas...Mas...será que ainda está assim?? Claro que ao longo dos anos tivemos outros locais bons de tucunaré,mas quis citar aqui somente aqueles que foram considerados mesmo por algum período como "A MECA DO TUCUNARÉ". E hoje,onde está essa "MECA"???? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Dezembro 6 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 6 a meca eu nao sei.. mas lendo seu relato, vejo o tanto de burrice os pescadores cometem.. dizimam td em anos, poucos anos e cada vez indo mais longe e menos peixe. fruto de justamente isopores lotados de peixes, como se brotassem por magica. o pior? milhares de empregos q poderiam estar gerando e so geram pobreza, putaria e desespero depois que acaba. Um rastro de destruicao. Ambiental, social, politica, economica e educacional. Isso tem que parar. PRecisamos entender o valor do turismo sustentavel e cobrar e fazer coisas ativamente contra isso. Poderiamos ser um oasis financeiro só com o turismo, Nao precisa de minerio, de agro, de industria nada.. so com o turismo teriamos mais que qualquer outra terra neste planeta, e conseguimos fazer justamente o contrario. enfim.. segue o jogo. Renato Barreto e Cristiano Rochinha reagiu a isso 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Dezembro 7 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 7 Como ja disse aki , existe o ciclo natural das represas onde o tucunaré foi introduzido ou era nativo, nos primeiros anos bomba depois o ambiente entra em simbiose, aqui mesmo no quintal de casa eu presenciei isso, e aqui ng pesca ou mata tucunaré . A matança e a pressao de pesca ajuda a diminuir sim estoque, mas não é o fator principal. Eu pesquei em algumas dessas mecas qdo eu era mais viciado em pincho. Primeira pescaria de Tucuna na vida foi em Miguelopolis em 1995. Tb conheci Lago Do Peixe, Serra da Mesa no começo e 2 anos atras fui em Alta Floresta no Teles Pires na represa tb no começo. Acho que hj Cristiano não existe alguma represa que é meca mais, de pegar uma quantidade absurda de Tucunaré. Acho que continua as de sempre, mas com menos peixes, como essas que citei, alem de 3 Marias, Itumbiara, Pereira Barreto, Balbina , Epitacio. As dos Teles Pires acredito devido a logistica aérea ser cara, e as pousadas tem em sua maioria um custo alto, chegando ou até passando valores da Amazonia não chegarão a virar uma meca, pelo menos pra nós do Estado De Sp que exportamos pescadores pro Brasil todo, kkkkkkk. Eu gostaria noticias do lago de Belo monte no Xingu em Altamira, era pra ter virado uma meca tb, mas nunca vi relato, ja pesquei la tb, tinha tucunaré demais, mas fui antes de construirem a represa. Cristiano Rochinha reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Dezembro 7 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 7 Sobre a Usina Teles Pires Cristiano , la nao vai ser meca nao, primeiro q a represa nao é imensa, segundo pelo que eu vi, só estava meu barco pescando nela ou seja sem pressao alguma e nem de perto pegamos a quantidade de que se pegava em Miguelopolis, Angical e Serra da Mesa no inicio. Pegamos sim em qualidade, um dia todo batendo pegamos cerca de 50 tucunas no barco, mas uns 50% entre 50 a 63cm. Lago do peixe em 2011 cheguei pegar 50 em 1h , kkkkkkkkk. Cristiano Rochinha reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Renato Barreto Postado Dezembro 8 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 8 Eu pesquei muito em Pereira Barreto e em Presidente Epitácio no final dos anos 90 e início dos anos 2000, pegando nessa época o auge da pesca do Tucunaré, era impressionante a quantidade de peixes nesses locais, nem precisava se deslocar muito para fazer excelentes pescarias..... atualmente caiu muito, caiu tanto em quantidade como em qualidade. Mas mesmo sendo mais difícil é o que está tendo, como moro no interior não tenho facilidades pra ficar pegando avião pra ir pescar longe.... e mesmo morando numa distancia de 400 Km, eu vou todo mês para Pereira Barreto, ficando sempre na média de uma semana pescando por lá , por ir sempre já deixo o meu barco e motor guardado numa pousada lá da região. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Pupim Postado Dezembro 9 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 9 Realmente vai mudando muito os lugares. porém estamos vendo uma evolução grande na Serra da Mesa, pela preservação. Entendo que nasce menos matador do que pescador esportivo, e com o tempo vamos melhorar isso. Moro Atualmente em São José do Rio Preto, vários locais aqui da região já tem se falado bem em preservação. Claro que se tivéssemos investimento neste setor, com certeza seria mais rápido. Mas tudo depende de politicas publicas. Imagine que o valor de uma carretilha ou de um barco tivesse os preços equiparados aos EUA, teríamos muito mais gente defendendo a pesca esportiva. Tenho fé que o pico da destruição já foi. Eu sou exemplo disso, cresci no meio de matador de peixe, inclusive já fui um. Agora meus sobrinhos e filha nem imaginam isso. Comer peixe só em filé. Mas respondendo a pergunta. Para mim os meus lugares favoritos não pelo peixe apenas, mas pelo conjunto de tudo, atendimento, natureza e peixe são: Amazônia, Lago do Peixe. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Takahiro Postado Dezembro 9 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 9 Tópico muito interessante, Cristiano! Acho que Meca do Tucunaré onde se encontra quantidade e qualidade....difícil. Peguei a época do Lago Angical....desde 2016-2107....as últimas que fiz já não vi grandes quantidades e tenho visto pouco peixe grande por lá também. Acho que pra tamanho e tipo da pescaria (visual): Três Marias (Morada Nova), São Simão (Perdilândia) e Santa Fé do Sul (inúmeros pontos), Epitácio e região tenho acompanhado bons peixes tbm. Ano que vem estou indo ao teles Pires, vamos ver como será! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Dezembro 9 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 9 Acho que Meca como era chamado na época eram locais onde o acesso era mais facil, o custo não era alto , típica pescaria que dava pra fazer em 2 ou 3 dias no Bate -Volta, acredito que hj amazonia não encaixa nisso ( excluindo Balbina) . Acho que hj não tem mais esses locais, aquela pescaria que quase certeza de acertar e pegar uma grande quantidade de peixe, pode ate acontecer de pegar nos locais que mencionamos, mas tem que ter a conjuntura dos astros, kkkkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edmar Alves Postado Dezembro 10 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 10 Em 07/12/2024 em 10:54, Guto Pinto disse: Como ja disse aki , existe o ciclo natural das represas onde o tucunaré foi introduzido ou era nativo, nos primeiros anos bomba depois o ambiente entra em simbiose, aqui mesmo no quintal de casa eu presenciei isso, e aqui ng pesca ou mata tucunaré . A matança e a pressao de pesca ajuda a diminuir sim estoque, mas não é o fator principal. Eu pesquei em algumas dessas mecas qdo eu era mais viciado em pincho. Primeira pescaria de Tucuna na vida foi em Miguelopolis em 1995. Tb conheci Lago Do Peixe, Serra da Mesa no começo e 2 anos atras fui em Alta Floresta no Teles Pires na represa tb no começo. Acho que hj Cristiano não existe alguma represa que é meca mais, de pegar uma quantidade absurda de Tucunaré. Acho que continua as de sempre, mas com menos peixes, como essas que citei, alem de 3 Marias, Itumbiara, Pereira Barreto, Balbina , Epitacio. As dos Teles Pires acredito devido a logistica aérea ser cara, e as pousadas tem em sua maioria um custo alto, chegando ou até passando valores da Amazonia não chegarão a virar uma meca, pelo menos pra nós do Estado De Sp que exportamos pescadores pro Brasil todo, kkkkkkk. Eu gostaria noticias do lago de Belo monte no Xingu em Altamira, era pra ter virado uma meca tb, mas nunca vi relato, ja pesquei la tb, tinha tucunaré demais, mas fui antes de construirem a represa. Aqui em Minas... Três Marias sestá horrivel esse ano.... Furnas tem saido muito mais peixes, por incrivel que pareça! Tenho visto falar muito bem de Perdilândia..... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edmar Alves Postado Dezembro 10 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 10 Em 06/12/2024 em 16:36, Cristiano Rochinha disse: Galera,essa é uma pergunta que eu acho interessante de se fazer por aqui,já que quase todos aqui veem o tucunaré como peixe símbolo da pesca esportiva no Brasil. Pra responder isso,temos que voltar no tempo e tentar resgatar um pouco da história desse peixe e seus grandes "points pesqueiros". A escola dos mais antigos e primeiro grande pesqueiro desse peixe fora de seu habitat natural,no final dos anos 80,sem dúvida foi a represe de Itumbiara/Tupaciguara...Lá,muitos dos pescadores pioneiros do Brasil deram seus primeiros arremessos em busca do tucuna,e verdadeiros monstros de azulões foram fisgados... Logo na sequência, Pereira Barreto se despontou,e atraiu uma legião de pescadores pra aquelas águas...Muitos e muitos peixes figados.... Mais ou menos na mesma época,represas como Ilha Solteira e Miguelópolis,também fizeram sucesso,embora em menor volume que Pereira Barreto. Aí veio logo no início dos anos 2000 (se não me engano),o enchimento do lago de Presidente Epitácio,e aí sim vimos o que era quantidade absurda de tucunarés.Durante os 2 primeiros anos após o início do enchimento do lago,era normal se fisgar mais de 100 deles num único dia...Excursões vindas na maioria de SP capital aos montes lotavam as pousadas todo fim de semana,e retornavam pra capital sempre com os isopores cheios. Em pouco tempo,a história mudou e os grandes cardumes desapareceram. Após essa febre em Epitácio, me lembro que alguns pescadores começaram à desbravar alguns lagos selvagens na região da Ilha do Bananal,em Tocantins....Muitos ,mas muitos tucunas mesmo...Período que logo chegou ao fim também,devido a muitos problemas,entre eles a seca que começou a alastrar a região. Chegamos então as represas de Peixe e Serra da Mesa...Período do auge,por volta dos anos 2010....Muitos e muitos pescadores do Sudeste se dirigiam até lá pra fazer pescaria "fácil de tucuna"...E era mesmo...ERA...... Então,chegamos ao rio Teles Pires...o último grande rio a ter novas represas formadas por hidrelétricas no Brasil. Primeiro,Usina de Colíder....Pesquei lá a 4 anos atrás....Noooossssaaaa...O que que era aquilo???Pegava tucunaré até com filé de avestruz azedo kkkkk....Mas o período do auge dessa represa também chegou ao fim...E por fim,mais recentemente,a usina Teles Pires,na região de Alta Floresta...Pescarias à 2 e 3 anos atrás também mostraram uma quantidade absurda de tucunas...Mas...será que ainda está assim?? Claro que ao longo dos anos tivemos outros locais bons de tucunaré,mas quis citar aqui somente aqueles que foram considerados mesmo por algum período como "A MECA DO TUCUNARÉ". E hoje,onde está essa "MECA"???? Assim Meca mesmo que vi até aqui esse ano é Venezuela né! kkkkk.... As novas operações que lá se instalaram depois de um tempo.... Muito tucunares e muitas produções! Acho que mesmo com o Mechan....mas sem comparação com outros locais, mesmo dentro da amazonia...não sei até que ponto, mas é o lugar mais famoso disparado né! Voltando aqui para nossa relaidade do sudeste/centro oeste, pelas noticias que tenho visto acho que Perdilândia está o lugar mais produtivo de tucunares atualmente... Aqui na região como disse acima, Furnas está bemmmm melhor que Três Marias...aliás até a represa de Carmo do Cajuru tem saido mais peixes que lá kkkkk...Três Marias está passando por uma fase dificil viu! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Dezembro 10 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 10 37 minutos atrás, Edmar Alves disse: Assim Meca mesmo que vi até aqui esse ano é Venezuela né! kkkkk.... As novas operações que lá se instalaram depois de um tempo.... Muito tucunares e muitas produções! Acho que mesmo com o Mechan....mas sem comparação com outros locais, mesmo dentro da amazonia...não sei até que ponto, mas é o lugar mais famoso disparado né! Voltando aqui para nossa relaidade do sudeste/centro oeste, pelas noticias que tenho visto acho que Perdilândia está o lugar mais produtivo de tucunares atualmente... Aqui na região como disse acima, Furnas está bemmmm melhor que Três Marias...aliás até a represa de Carmo do Cajuru tem saido mais peixes que lá kkkkk...Três Marias está passando por uma fase dificil viu! A se pensar em locais mais inóspitos tem mto lugar, no suiá mesmo eu entrei em lago arrastando barco e pegar 100 em 3h horas chegando ao ponto de perder ate a graça pq pegava com qq coisa, e isso ocorre em mtos locais , na Amazonia tb. Mas pra chegar lá tem que ralar. Arcer reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edmar Alves Postado Dezembro 11 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 11 Em 10/12/2024 em 09:40, Guto Pinto disse: A se pensar em locais mais inóspitos tem mto lugar, no suiá mesmo eu entrei em lago arrastando barco e pegar 100 em 3h horas chegando ao ponto de perder ate a graça pq pegava com qq coisa, e isso ocorre em mtos locais , na Amazonia tb. Mas pra chegar lá tem que ralar. kkkkkk ....até cabe uma provocação né...."Essa é a Meca né!?"..... achar uns lugares assim e "ter coragem" de encarar a aventura hehe.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TiWillian Postado Dezembro 11 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 11 Acredito que um dos melhores locais que temos é a ilha do bananal em relação a quantidade, tem grandes exemplares também, porém é um lugar de difícil acesso os melhores pontos sem falar que é quase impossível entrar e estar lá dentro sem contato com índios e os riscos são grandes, com certeza não é um lugar pra aventureiros! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Saverio Postado Dezembro 11 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 11 Desculpem me intrometer aonde não sou chamado, até porque eu nunca pesquei tucunaré na minha vida, mas e em relação a represa de Itaipu? Sei que já foram organizados até torneios de pesca ao tucunaré lá, pois até tiveram alguns programas de pesca a nível regional que mostraram estes torneios, inclusive com presenças do Nakamura e outros pescadores famosos, claro que não eram peixes grandes, talvez com tamanhos inferiores a 40/50 cm, mas que tem os bichinhos lá, isso tem. Quem sabe, devido ao tamanho do lago, daqui a algum tempo possa vir a se tornar um ponto interessante para a pesca dos tucunarés? Arcer reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Arcer Postado Dezembro 11 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 11 8 horas atrás, Saverio disse: Quem sabe, devido ao tamanho do lago, daqui a algum tempo possa vir a se tornar um ponto interessante para a pesca dos tucunarés? Um lugar interessante até pode ser mas um lugar pra se chamar de top acredito que nunca devido as baixas temperaturas em certas épocas do ano. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edmar Alves Postado Sexta às 11:56 Denunciar Compartilhar Postado Sexta às 11:56 Em 11/12/2024 em 16:17, Saverio disse: Desculpem me intrometer aonde não sou chamado, até porque eu nunca pesquei tucunaré na minha vida, mas e em relação a represa de Itaipu? Sei que já foram organizados até torneios de pesca ao tucunaré lá, pois até tiveram alguns programas de pesca a nível regional que mostraram estes torneios, inclusive com presenças do Nakamura e outros pescadores famosos, claro que não eram peixes grandes, talvez com tamanhos inferiores a 40/50 cm, mas que tem os bichinhos lá, isso tem. Quem sabe, devido ao tamanho do lago, daqui a algum tempo possa vir a se tornar um ponto interessante para a pesca dos tucunarés? Tucunaré e frio é uma coisa que literalmente não combinam rsrs... e prejudica a genética também....ou seja, além de com certeza serem bem manhosos na maior parte do ano e também não crescem muito... O termo "Meca" (Local que mais chama atenção e atração por vários fatores positivos) é exatamanete ao contrario....lugar de ambundancia de peixes e principalmente quando estão muito ativos, fase de desenvolvimento, disputa de territorio, atacando iscas com voracidade, caçando com estouros para todo lado, etc... achar um local com essa combinação que é o desafio rsrsrs... Em tempo: Dois amigos estão na Serra da mesma essa semana, custaram encontrar os tucunarés e estão só no fundo, saindo só no jig e barbeludas....dificil produção! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Parzianello Postado Sexta às 19:56 Denunciar Compartilhar Postado Sexta às 19:56 Fui para a represa do teles pires nos últimos 3 anos, mais precisamente na região de Claudia. Primeiros dois anos foi de enjoar de pega tucunaré, tanto em quantidade como em qualidade, porem, ano passado chegamos na região uma semana após um grande frente fria que passou por lá, confesso que me decepcionei quando comparado a anos anteriores, não sei se essa queda se deve a essa frente fria... Mas acho que la, o que mais ta comprometendo a quantidade dos tucunarés são os pirarucus. Eu nunca vi nada igual, uma quantidade absurda, cardumes levantando atras de cardumes. Ultimo ano era mais fácil pegar pirarucu (porte medio e pequeno) do que tucunarés. Inclusive todo mundo que pesca la fala que quando alguém pegar, não pode devolver, pois não tem o que controle a população la. Acredito que cada ano será pior na quantidade de peixes de menores portes lá... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.