Cristiano Rochinha Postado Fevereiro 13 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 13 Fala galera,tudo bem??!! Vou deixar aqui um breve relatinho de uma pescaria realizada em dezembro de 2024,no rio Teles Pires,Sul do Pará! Fomos em 6 amigos conhecer essa região inédita para todos nós.Escolhemos pescar apenas 3 dias,sabendo que seria pouco tempo pra explorar a região que é muito farta em peixes,porém foi o que conseguimos...E deu pra ser divertir muito. Eu me encarreguei de toda a organização dessa viagem (como sempre né rs), e procurando voos de SP a Alta Floresta já me deparei com o primeiro problema: o valor absurdo das passagens,3,5k no mínimo.Pra mim e meus amigos meros mortais,totalmente fora de cogitação.Então me lembrei do aeroporto de Sinop,que sempre tem voos baratos partindo de SP. Foi o que fizemos.Passagens ida e volta compradas por apenas R$780,00. Partindo de Sinop,alugamos 2 carros e fomos para Alta Floresta,algo em torno de 315km. Viagem tranquila,estradas boas.Pernoitamos em Alta Floresta, e no dia seguinte,seguimos viagem de carro até o porto do rio São Benedito,já no estado do Pará,após uma rápida travessia de balsa entre a divisa de MT/PA sobre o rio Teles Pires. Em Alta Floresta A pousada que ficamos foi a Arara Azul Lodge,que fica na região da reserva indígena Kayabi. Do porto do rio São Benedito,seguimos de barco até a pousada ,chegando nela já no início da noite.Sempre aquela aventura!! WhatsApp Video 2024-12-23 at 13.00.42.mp4 Pousada sem luxo e sem frescuras,exatamente do jeito que gostamos. Dormitórios e refeitório em estilo de ocas indígenas. Como fomos no mês de dezembro,pegamos o início da subida das águas.Época muito especial pra pescaria de grandes bagres.E esse foi nosso foco durante a maior parte da pescaria. Começamos pescando num grande poço bem em frente à aldeia, e os resultados logo começaram a aparecer.Ainda pequenos,mas uma boa quantidade de jaús. A iscas utilizadas foram as mais variadas,entre pedaços de peixe ou peixes inteiros (jacundás,cabeça de tucunaré,piranha,cachorra,corvina),iscados em anzóis 12/0. Devido a pescaria ser realizada em grandes poços e locais de águas rápidas,tivemos que usar chumbadas de 400g. Terminamos o período da manhã com alguns "filhotes de gigantes" embarcados e algumas linhas quebradas. Partimos pro período da tarde.Mesma técnica,novos poços.E o primeiro gigante apareceu pro parceiro Alvaro,vulgo "Osvardão",já que o caboclo tem cara de Osvardão mesmo. E detalhe: jauzão fisgado pelo rabo.Muita caguira mesmo!!! WhatsApp Video 2024-12-10 at 20.38.12.mp4 Como no nosso barco não saiu nenhum gigante,nos restou apreciar o fim de tarde e as belezas do lugar! Foz do rio Cururu no Teles Pires! Da pousada que estávamos até a foz do rio Cururu eram cerca de 15 minutos de barco apenas,então,logicamente fomos conhecer esse famoso rio encravado na floresta amazônica. Na manhã do 2° dia,subimos o Cururu até uma cachoeira intransponível (à menos que se arraste barco e caminhe pela mata). E aí sim pudemos ver o que é um rio realmente preservado...Meus amigos,o local cheira pureza.Não há nenhum vestígio de civilização humana.As águas,apesar de escuras,são translucidas,de uma beleza inigualável.Valeu só de ter ido conhecer... Nele,fomos atrás dos tucunas pinchando em remansos com pedras e nas margens de mata ciliar intocadas.Alguns pescadores de outro grupo também fizeram a pescaria de varejão de bambu,usando coquinho araçá como isca,e conseguiram pegar algumas matrinxãs e pacus borracha. Segue imagens do local.. Tucunas mirianae extremamente briguentos!! No período da tarde,voltamos ao Teles Pires atrás dos couros,e na espera dos grandes,sempre ficávamos com uma tralha de 25lb atrás de peixes menores. E uma boa variedade foi fisgada,entre elas grandes corvinas,cachorras,cacharas nos raseiros de ponta de praias,inúmeras arraias e em destaque para um belo jundiá fisgado pelo meu parceiro Scarelli e uma cachorra gigante fisgado por parceiros do outro barco. E mais uma vez,no finalzinho da tarde,outro jauzão fisgado,agora pelo parceiro Juliano. Terceiro e último dia,repetimos a estratégia atrás dos grandões,afinal ainda faltava o meu... E lá pelas 10h da manhã,desencantei rsrsrs...Ainda não era super gigante,mas um peixe com muita saúde e vigor...Brigou demais!!!! E o parceiro Alemão,em outro barco,conseguiu também uma "rainha das águas"...Uma piraíba!! No período da última tarde,seguimos para um ponto onde as pirararas são bem frequentes. Mas na minha isca,quem resolveu morder foi um baita jaú....Peixe realmente grande!!!put@ felicidade!!!! Devido a euforia no barco e o cansaço da briga,nem conseguimos tirar uma foto top que realmente representasse o tamanho do peixe.Mas os momentos foram eternizados!! Após a soltura do peixão,voltamos ao local onde eu havia pego o outro de manhã,e nesse ponto ainda conseguimos fazer uma excelente pescaria de peixes médios...Muito top!!! Os parceiros Juliano e Alemão foram atrás dos tucunas na entrada de um lago do Teles Pires,e se depararam com um grande cardume,onde pegaram cerca de 40 deles...Infelizmente na euforia,também não conseguiram nenhuma foto boa rsrsrs... É isso galera.Acho que falar que pescaria em locais preservados é outro nível, é chover no molhado! Sem preservação não há peixe. E esse trecho do rio Teles Pires realmente continua bem preservado.Um local que realmente vale a pena.Eu voltarei! Caso alguém queira mais detalhes sobre a operação de pesca ou encarar ir lá,podem me chamar no privado. Abraços e fiquem com Deus!! Edmar Alves, Guilherme Liotti, Fabrício Biguá e 1 outro reagiu a isso 1 2 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarcioPaulo Postado Fevereiro 14 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 14 Show de bola, que pescaria fantástica, vou te chamar no pv para mais informações! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Fevereiro 14 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 14 Que top Cristiano, ali é mais preservado e menos muvucado perto onde que fui um pouco mais pra cima no Teles Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Fevereiro 14 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 14 Muito bom...Belíssima pescaria, Rochinha. Obrigado por compartilhar a aventura de vcs conosco... Cristiano Rochinha reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Rochinha Postado Fevereiro 14 Autor Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 14 7 horas atrás, MarcioPaulo disse: Show de bola, que pescaria fantástica, vou te chamar no pv para mais informações! Blz irmão,chama lá... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Rochinha Postado Fevereiro 14 Autor Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 14 5 horas atrás, Fabrício Biguá disse: Muito bom...Belíssima pescaria, Rochinha. Obrigado por compartilhar a aventura de vcs conosco... Valeu Fabrício,abços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Rochinha Postado Fevereiro 14 Autor Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 14 6 horas atrás, Guto Pinto disse: Que top Cristiano, ali é mais preservado e menos muvucado perto onde que fui um pouco mais pra cima no Teles Sim Gutão,quanto mais pra baixo,mais isolado é....Por isso decidimos ir lá conhecer. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Terra Postado Fevereiro 14 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 14 Show hein Cristiano!!! Como é bom um rio preservado... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gabriel Bragatto Postado Segunda às 11:41 Denunciar Compartilhar Postado Segunda às 11:41 Parabéns Cristiano. Bela pescaria, como muita variedade. Faz tempo que alguém não posta um relato tão animador assim. Abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Rochinha Postado Segunda às 13:38 Autor Denunciar Compartilhar Postado Segunda às 13:38 1 hora atrás, Gabriel Bragatto disse: Parabéns Cristiano. Bela pescaria, como muita variedade. Faz tempo que alguém não posta um relato tão animador assim. Abraço. Valeu Gabriel! É,a galera aqui gosta mais de ir atrás só de açus no rio Negro,e parece que por lá as coisas não andam muito boas. Abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Segunda às 15:43 Denunciar Compartilhar Postado Segunda às 15:43 1 hora atrás, Cristiano Rochinha disse: rio Negro,e parece que por lá as coisas não andam muito boas Na verdade Cristiano, foram dois anos de muita seca e de muito mais gente correndo atrás de peixe... Não busco apenas Açus, embora ele dominem a região de Santa Isabel do Rio Negro. Pior mesmo é a quantidade de operações que vem se estabelecendo na região, a partir de Barcelos. Não temos (de forma clara) uma política de conservação adequada para a preservação das espécies. Tenho visto, SIM, que os piloteiros de operações mais estruturadas não permitem a retirada de qualquer exemplar das águas onde são pescadas. Isso - por si só - já dá um bom "refresco" na fartura dos cardumes. A bacia do rio Negro sempre será a referência dos grandes exemplares de tucunarés, pois é um habitat ideal para sua existência. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Rochinha Postado Segunda às 15:56 Autor Denunciar Compartilhar Postado Segunda às 15:56 12 minutos atrás, Kid M disse: Na verdade Cristiano, foram dois anos de muita seca e de muito mais gente correndo atrás de peixe... Não busco apenas Açus, embora ele dominem a região de Santa Isabel do Rio Negro. Pior mesmo é a quantidade de operações que vem se estabelecendo na região, a partir de Barcelos. Não temos (de forma clara) uma política de conservação adequada para a preservação das espécies. Tenho visto, SIM, que os piloteiros de operações mais estruturadas não permitem a retirada de qualquer exemplar das águas onde são pescadas. Isso - por si só - já dá um bom "refresco" na fartura dos cardumes. A bacia do rio Negro sempre será a referência dos grandes exemplares de tucunarés, pois é um habitat ideal para sua existência. Pois é Kid.Isso reforça que as coisas realmente não andam muito boas por lá. Abços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.