Ir para conteúdo

O " sonhado" 80 UP está cada vez mais difícil?

Posts Recomendados

Fala turma, após mais uma pescaria atrás dos tucunarés açus, cheguei a conclusão que os almejados " oitentões" estão cada vez mais difíceis!! Completei 19 semanas atrás dos bocudos ( 15 no médio Negro, 2 Juma, 1 Rio Preto da Eva e 1 Anauá/RR), e até o presente momento só peguei 2( 80 e 86 cm), e um parceiro de barco pegou um outro( 80 cm)! Dessa forma, e somando os dias pescados que já superam 100, concluí que o " bicho" está cada vez mais raro!! 

Não acredito que esteja diminuindo a quantidade dos gigantes, mas sim ficando mais " arisco" devido a pressão de pesca! Digo isso pq é comum ver locais " virgens" explodirem no primeiro ano, e nos anos seguintes o tamanho dos bocudos diminuem drasticamente( Xeruini, Pasiva e Passimoni são provas disso)!! 

O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pressão de pesca.A tendência é ficar cada vez mais difícil mesmo.Olhe por exemplo a Colombia: À uns 4 ou 5 anos atrás estavam saindo varios peixes grandes assim...Agora,quase nem se ouve falar mais....

Link para o comentário

Fala Bruno,

Bão? 

Ainda não tirei meu 80 mas bati na trave (79).

Foram 4 semanas até agora.

Mas a pergunta que eu faço é a seguinte (-Os 80 estão cada vez mais difíceis de sair ou sempre foram?)

A verdade é que anteriormente liamos mais relatos de pescarias com mais produtividade, mas será que as pescarias com baixa produtividade também eram relatadas?

O bom de hoje é que muitas vezes o pescador mesmo tendo uma pescaria árdua acaba compartilhando sua experiência, pois na verdade, por mais que ele não tenha atingido a expectativa de pegar muito peixe, ele entende que ir pescar está além disso e que ele já é muito abençoado de poder ter tido essa oportunidade. 

Claro que em épocas atrás haviam muito mais peixes em nossas aguas, o que aumentaria o numero de grandes exemplares.

Por que não tiramos um 80UP por semana de pesca que realizamos? (Será que o motivo é a pressão de pesca? ou a predação humana? ou o clima muito seco ou muito úmido? Ou porque.....

Sinceramente acho que não há um fator predominante, mas uma base de fatores que contribuem para uma melhor qualidade da pesca.

Esses dias meu amigo me perguntou a mesma coisa (-Será que Pasiva e Passimoni tem aquela abundancia devido a baixa pressão de pesca?)

Eu não acredito nisso, pois acho que esse é um dos fatores que contribuem, porém acredito que o principal seja a preservação dos animais.

Parece que de uns anos pra cá Barcelos virou cota zero.

Mas isso seria verdade?

Digo isso porque no Brasil não existe lei e o ser humano é complicado. E nem vou acrescentar aquele tucunaré assado no barranco pelos pescadores que lá passam, mas essa matança também já entrariam na equação.

Outro ponto é, adianta preservar só BCL e SIRN enquanto o pessoal soca o pau dali pra baixo?
Isso não mudaria o comportamento dos peixes? Os tucunas não desceriam atrás das piabas e locais desabitados? Sei lá

É tudo muito complexo.

Talvez o @Guto Pinto saiba de algo, pois a explicação que ele deu, em um relato há um tempo atrás, sobre como funciona o ecosistema de uma represa recém formada foi fantástica. 

Só sei que essas duas ultimas temporadas de pesca na região do Negro foram secas e todo mundo tinha a ideia que seriam fantásticas, mas pelos relatos, essa última foi bem aquém disso.

Quando você diz que o Passiva e o Passimoni diminuiram na quantidade de 80Ups nos anos posteriores, está falando serio? Digo isso pq eu nem sabia que existiam esses lugares até o ano passado. kkkkkkkkkkkkkkkkkk.  

Eu descobri essa pescaria num video do Fabio Bacca e fiquei impressionado com a quantidade de monstros que ele pegou.

Se um dia eu ganhar na mega sena eu irei fazer uma pescaria lá e irei levar meu amigo @MarcioPaulo. Quero ver se ele vai manter hegemonia em pegar só jacunda com tantos tucunões na agua.

Abraço.

Link para o comentário

Boa tarde Gabriel,

Concordo com muito do que postou e também vou adicionar algumas coisas...

Pegar os peixes com mais de 80 cm não é tarefa fácil, pois não teriam chegado a essa medida se não tivessem sido condicionados à sobrevivência.

Depois de mais de 32 incursões de pesca, sempre me vi rodeado de grupos visivelmente desconfortáveis pela ausência de peixes + 80 cm em suas estatísticas.

Não os condeno, principalmente após os custos de qualquer operação em torno da busca pelos troféus.

Entretanto, quando ainda existiam "revistas de pesca esportiva", as imagens de grandes peixes eram em muito maior números, e nos faziam "sonhar em ficar nessas fotos".

Tenho lembranças de grupos que conseguiram acertar as condicionantes de nível das águas, peixe atacando forte e locais de menor pressão, com resultados absolutamente "anormais" dentro do sistema de pesca semanal. Mas isso foram poucas vezes que tive acesso a esses registros.

Há contudo um bom engajamento de diversas operações de pesca que proíbem de forma radical a retirada de qualquer exemplar.   

Parece pouco, mas ajuda a manter o nível dos cardumes em quantitativos equilibrados pela própria natureza.

Já estive(mos) avaliando as pescarias nos rios Passiva e Passimoni - sem dúvida excelentes rios preservados, mas com custo x benefício elevado.

Temos dificuldade em fazer mudanças culturais no enorme grupo de pescadores esportivos no nosso país, mas a mudança (qualquer que seja) se inicia pela exemplificação e lideranças daqueles que servem de referência dos hábitos e costumes dos nossos estoques de cardumes.  

Link para o comentário

Gabriel eu não entendo muito da Amazonia,  fui poucas vezes pescar por lá, mas eu pesco direto aki no quintal de casa, alem de outros locais,  a pressão de pesca é fundamental na produtividade de pescaria,  eu vejo  isso td semana aki, onde praticamente só eu pesco tucuna, e não abato quase  nenhum.  Barcaiada pra lá e pra cá,  isca na cabeça dia todo, peixe fica muito veiaco, ao simples fato de una tarde aki eu tirar 25 a 30 tucunarés  e no outro dia ir nos mesmos pontos e não tirar 5, entao aqui eu aprendi qdo for pescar tucuna eu tenho que dar um " descanso " pra eles de pelo menos 10 dias, se eu e meu companheiro sozinhos estragamos os pontos imagina locais que tem gente pescando td dia.  Outro exemplo que vivenciei vou muito ao Suiá Miçu um afluente do Xingu,  um Rio que não é muito grande e só uma pousada opera lá, a melhor pescaria que fiz lá foi justamente uma semana que fui onde a turma anterior só pescou peixes de couro e na nossa semana a outra turma teve um problema e 12 pessoas não foram, ou seja dos 12 barcos no rio sobraram só 6 pinchando, ai foi uma farra.  A pressão de pesca é muito importante  na pesca com iscas artificiais. 

Ano passado mesmo nós fomos a primeira turma da pousada, no primeiro dia pegamos 102 tucunas só no meu barco, no último ja custava pegar 30 .

E os peixes com isca viva tb, com menos intensidade mas tb influencia,  barcaiada pra lá e pra cá, poita arrastando no fundo.  Nao adianta é complicado.  Essas pescarias de pincho qdo vou eu torço pra turma anterior ser um bando de linguiceros e ou cachaceiros, com certeza tirando os efeitos climaticos e da natureza a pescaria vai ser boa. 

Rio Grande mesmo um local que ia demais no passado, era só Superfície as vezes meia agua, arremessando do barco pra margem, das ultimas vezes inverteu deixava barco na margem e arremessava pro meio com iscas de fundo,  as vezes tendo que apoitar e pescar Tucunaré na vertical com lambari igual se pesca curvina, não adianta é inegável que a pressão de pesca faz o peixe mudar o comportamento. 

Link para o comentário

Bom. inegavelmente, 2023 e 2024 com a seca extrema e rapidíssima baixa de nível e repiquetes, além do elevado numero de operações e pesca ilegal tambem, o tucunaré grande literalmente desapareceu ou ficou bem muito mais difícill por todo o médio Rio Negro e afluentes.

Janeiro de 2024 conheci o Pasimoni -Venezuela (hoje tem 4 operações por lá) e em janeiro 2025 conheci o Pasiva - Venezuela, onde estive recentemente na única operação que atua no Pasiva.

Em muitos anos pescando em todo o Rio Negro, em SIRN, BAZ, afluentes e operações diversas, nunca vi nada, sequer parecido nos rios brasileiros, ainda.

Lá na Venezuela os rios ficaram fechados por muitos anos (mais de 12 ou 13) por conta de diversos fatores, (guerra civil, vizinha Colombia, Farc, governos, falta de estrutura turistica, interesse comercial, etc, ).

Hoje, em face deste enorme período sem pesca, depredação, etc, mesmo com repiquete a quantidade e constancia de peixes grandes e fortíssimos atacando as iscas é uma coisa surreal, surpreendente a todos que tem ido e tido bons dias de pesca por lá.

Hoje estou em parceria com a Operação Pavon Adventure do Fernando Paraguassu, Rio Pasiva - Venezuela, que realmente fez e esta fazendo a toque de caixa uma operação fantáastica num local ímpar e sonhado por todo pescador, o paraíso dos tucunarés como chamamos os (Pavon Wild), sim, tucunarés selvagens, e é assim que se mostram, açus, pacas e borboletas, extremamente grandes, fortes, pesados e agressivos, pois se vê constantemente o ataque feroz a todas as iscas, de Açus com pintas de pacas, de pacas e borboletas enormes, de todos pesos e tamanhos, inclusive, os acima de 80. eu já tirei alguns bem grandes (82, 84, 86, 88 e 89) bem assim, Açus - pacas.

Sem palavras pros sustos e surpresas agradáveis, material estourado e quantidade absurda de peixes todos os dias.

Já nem sei se a proximidade da linha do equador também influi em tudo aquilo, porque o céu lá, parece rebaixado mesmo, as estrelas e lua tão próximas e a visibilidade incomparável nas noites que, até satélites se pode ver trafegando rapidamente em várias direções.

Posso com certeza afirmar que é um sonho pra pesca e a viagem uma aventura marcante pra toda a vida.

Independente de poderem ou não ir, eu não podia deixar de ao menos deixar uma parte de testemunho sobre aquele Paraíso.

Mas a quem interessar, tenho algumas datas e vagas pra 2026 no Pasiva.

Pode chamar no Whats

(11) 99665-0088

Abraços

Edson C. Martins

fbe61a3e-3b16-43a9-9aab-d3da9bcdc3bc.jpeg 2e8c349b-f913-4f70-84de-33d953851c8c.jpeg 5c4f97a3-d683-4717-92a9-0189b2bcd4dc.jpeg 045fade8-ff78-4405-933c-e884034776a2.jpeg 71bf9068-65a9-4bcc-9afc-da566ea69704.jpeg 741a7924-c6e2-417b-b187-1419d1aba4e6.jpeg 429e51f6-696c-415d-bec5-d189dd37b19a.jpeg a685ee88-c5a2-484f-b290-59bdb3321074.jpeg 38504c7b-0673-4671-8971-c84366f6d9ff.jpeg 59139f40-edc4-4f94-ae2a-7aa40c4d819c.jpeg 80629daf-0a0a-4477-984a-de3921b2852f.jpeg e278f7fb-281b-41a0-9d73-b4154aa8b212.jpeg de851fea-2303-479e-a8f6-7bcaed21910b.jpeg e3623252-c36c-491a-8c6c-aa1dda60b0b8.jpeg 

9a388436-0d92-4648-8d27-cc47494dc284.jpeg

Link para o comentário

O negócio é que pescador é bicho sem juízo, é só ter notícia de que determinado lugar está bom de peixe que em pouco tempo tá todo mundo correndo p lá seja onde for!! 

O peixe de fundo até que resiste mais, mas o tal do tucunaré é só ouvir o barulho do motor de popa que ele " fecha a boca"!!

Link para o comentário

49 minutos atrás, Vagner disse:

eu acho que o peixe fica e veiaco como qualquer animal , sente a presença e fica quetim , um tempo atraz a galera falando que serra da mesa ta ruim de peixe e que o peixe tinha sumido , ai foram fazer mergulho la e tava infestado de peixe kk

Serra da mesa vai do dia. Semana passada estive lá, 4 dias de pesca. Eu e meu irmão pegamos 84 tucunas. 
E tem vez que é devagar rsrs 

Link para o comentário

23 horas atrás, Gabriel Bragatto disse:

Fala Bruno,

Bão? 

Ainda não tirei meu 80 mas bati na trave (79).

Foram 4 semanas até agora.

Mas a pergunta que eu faço é a seguinte (-Os 80 estão cada vez mais difíceis de sair ou sempre foram?)

A verdade é que anteriormente liamos mais relatos de pescarias com mais produtividade, mas será que as pescarias com baixa produtividade também eram relatadas?

O bom de hoje é que muitas vezes o pescador mesmo tendo uma pescaria árdua acaba compartilhando sua experiência, pois na verdade, por mais que ele não tenha atingido a expectativa de pegar muito peixe, ele entende que ir pescar está além disso e que ele já é muito abençoado de poder ter tido essa oportunidade. 

Claro que em épocas atrás haviam muito mais peixes em nossas aguas, o que aumentaria o numero de grandes exemplares.

Por que não tiramos um 80UP por semana de pesca que realizamos? (Será que o motivo é a pressão de pesca? ou a predação humana? ou o clima muito seco ou muito úmido? Ou porque.....

Sinceramente acho que não há um fator predominante, mas uma base de fatores que contribuem para uma melhor qualidade da pesca.

Esses dias meu amigo me perguntou a mesma coisa (-Será que Pasiva e Passimoni tem aquela abundancia devido a baixa pressão de pesca?)

Eu não acredito nisso, pois acho que esse é um dos fatores que contribuem, porém acredito que o principal seja a preservação dos animais.

Parece que de uns anos pra cá Barcelos virou cota zero.

Mas isso seria verdade?

Digo isso porque no Brasil não existe lei e o ser humano é complicado. E nem vou acrescentar aquele tucunaré assado no barranco pelos pescadores que lá passam, mas essa matança também já entrariam na equação.

Outro ponto é, adianta preservar só BCL e SIRN enquanto o pessoal soca o pau dali pra baixo?
Isso não mudaria o comportamento dos peixes? Os tucunas não desceriam atrás das piabas e locais desabitados? Sei lá

É tudo muito complexo.

Talvez o @Guto Pinto saiba de algo, pois a explicação que ele deu, em um relato há um tempo atrás, sobre como funciona o ecosistema de uma represa recém formada foi fantástica. 

Só sei que essas duas ultimas temporadas de pesca na região do Negro foram secas e todo mundo tinha a ideia que seriam fantásticas, mas pelos relatos, essa última foi bem aquém disso.

Quando você diz que o Passiva e o Passimoni diminuiram na quantidade de 80Ups nos anos posteriores, está falando serio? Digo isso pq eu nem sabia que existiam esses lugares até o ano passado. kkkkkkkkkkkkkkkkkk.  

Eu descobri essa pescaria num video do Fabio Bacca e fiquei impressionado com a quantidade de monstros que ele pegou.

Se um dia eu ganhar na mega sena eu irei fazer uma pescaria lá e irei levar meu amigo @MarcioPaulo. Quero ver se ele vai manter hegemonia em pegar só jacunda com tantos tucunões na agua.

Abraço.

Ganha essa ano ainda de preferencia kkkk, porque essa teoria de pressão de pesca, se for verdade isso, logo logo a pescaria nesses rios serão difíceis como em outros lugares que já foram considerados TOP.

Link para o comentário

Amigos, sinceramente acredito em 2 fatores pelos quais os 80up estão mais difíceis: 1- A pressão de pesca que a maioria aqui sabe que aumentou demais. Muitos barcos disputando espaço em lagos pequenos, trânsito de voadeira pra lá e pra cá em Barcelos e 2- A Matança dos grandes peixes, pois basta ficar um tempo ali na cidade de olho e verá exemplares enormes sendo vendidos por ali. E não estou aqui julgando isso ok, aliás esse nem é o objetivo. Outro ponto importante, onde saíram os últimos recordes ?, Qual a região habita os maiores exemplares?  Pra mim SIRN. 

Editado por Tiago Furlan
Somente completar o texto. Nada alterado.
Link para o comentário

10 horas atrás, MarcioPaulo disse:

Com isca artificial? já vi pegarem muito mas na isca viva.

Sim, somente na artificial. Não curto isca viva pra tucunaré. 

E o mais legal, a maioria foi na superfície. Tinha tempo que não via acontecer isso lá na superfície. 

Link para o comentário

Bom dia pessoal!

Apenas acrescentando um ingrediente que não foi mencionado, quase um clichê.

Uso de equipamentos adequados e técnica correta para embarcar os gigantes.

Talvez com essa crescente na pesca esportiva muitos não estejam devidamente preparados.

Exemplifico:

Vara parruda de 6 pés ou mais, e 30 libras, para hélice, para conseguir virar a cara do bicho se necessário.

Abusar das grandes iscas de hélice e zara para varrer mais rapidamente uma área maior e selecionar tamanho.

Equipamento que te permita lançamentos longos, a um palmo da estrutura se necessário (sem entrar na polêmica das marcas de carretilha kkk - só uma me permite isso).

Linha, leader, snap (se for o caso), split ring, garateias adequadas... nem mais nem menos, ADEQUADAS.

Erros que já vi: linha muito velha, puída, estourou.. linha muito grossa cabe pouco na carretilha, peixe leva tudo... vara de 14, 17 lbs (não importa se dá para brigar no limpo com elas, não têm o casting adequado!).. iscas pequenas demais; fricção totalmente travada fazendo com que na corrida inicial o peixe arranque todo o pitão da isca... forçar o recolhimento quando o peixe está enroscado no pau fazendo abrir a garateia, ou quando está tomando linha (momento de apenas firmar a vara); gente que se atravessa na tripulação na escolha dos pontos de pesca; não fisgar o peixe pq "se fisga sozinho" (sic)..... ou os "caras de crise" que diante das adversidades param de arremessar, e a culpa é do rio, da operação, da pressão de pesca....

Aí o pescador de Youtube vê o Johnny com material "mais leve", deixa o peixe ir pro pau toda vez e o piloteiro tem que mergulhar, arriscando perder; o Eduardo com linha e leader exagerados e fricção muito fechada nem deixa o peixe brigar, rebocando... com TODO o respeito a ambos, claro.. eu particularmente vou no intermediário, linha e leader no meio termo entre eles, carretilha mais travada na fisgada e para tirar da estrutura; depois afastou com o elétrico, no limpo solto um pouco para brigar....

etc etc etc

paz

Abç!

Link para o comentário

Fala João Paulo, blz ?

Acho que suas "ponderações" são bastante adequadas e oportunas.

Entendo contudo que parte dessa equação depende exclusivamente das preferências do pescador.

O considerado como "adequado" é aquele conjunto dimensionado para a captura do troféu !

Nada a discordar, e sim perguntar ! E se o troféu não aparecer, como ficam os "braços e costas" de tanto puxar as iscas de maior tamanho / peso ?

No meu caso, valho-me sempre do que considero "bom senso", usando uma tralha que me permita ter eficiência em exemplares maiores, mas que também me permitam ter diversão nos "peixes em crescimento"... Insisto que esse procedimento (escolha do porte do conjunto) é de cada um !

Link para o comentário

Concordo com o Kid! Sou um tarado nas hélices, e se o peixe estiver subindo nas danadas passo a semana inteira sem utilizar outra isca! Acontece que as vezes a natureza não contribuiu, então o negócio é divertir com a " criançada"!!

Quanto ao material, cheguei a conclusão que não precisa mais do q vara de 25 lbs e linha de 50 lbs( uso essa configuração p hélices, e vara de 20 lbs e linha 40 lbs p o resto das iscas)!! Vai de gosto é claro, mas nunca perdi um peixe por linha estourada ou vara quebrada!!😂😂😂😂

Pois é Bruno, estou também nessa direção, com o "agravante" de só pescar de molinete !

Acho importante o material ser qualificado, para dar maior tranquilidade...

Conjunto para os brutos é composto por vara customizada (CBM) de 20 lb 6 pés com flexibilidade medium heavy.

Molinete Ryobi Zauber 4.000 com linha Power Pro Slick 50 lb - nem sempre uso líder... (depende do local) - snap Capela 80 lb  

No caso do material intermediário, a vara é de 6 pés, 20 lb com flexibilidade medium (mais suave) também da CBM

Molinete Ryobi Zauber 2.500 com linha Power Pro Slick 30 ou 40 lb e snaps Capela menos rígidos... 

Também não me lembro de ter perdido peixes no uso desse material ! Uma vez fisgados, é o tempo para embarca-los...  Cervejeiro.gif.f3e09467b49957aac068b4be9f0af9d1.gif

Link para o comentário

Sim, a questão do gosto pessoal

Mas o vacilo com equipamento as vezes custa o troféu.. já vi muito

Eu uso linha de 50lbs, não vejo necessidade de mais

A questão da vara é mais o casting e arrasto para HÉLICES... já tive rip roller dini que era para pesar 38 gramas mas pesava 46 (as de madeira oscilam), aí dificilmente uma vara de 25 lbs dá conta de arremessar e arrastar.. aquela de 3 garateias também..  e a de 30 lbs não é super pesada, a Venator pesa apenas 109 gramas e arremessa iscas de até 48! Logo, concluo que não há motivo para o conjunto de hélice estar com vara de 25 e não 30 kkk

E ao menos tentar as hélices acho fundamental para os grandes.. tem turmas em que ninguém nem as experimenta.. exigem um conjunto mais específico, eu mesmo me bati até me encontrar... (uso venator ou pinima 30 lbs, 6 pés, e SLX customizada by Chedid com manivela Gomexus) - não gosto de zillion, lubina gtx, revo rocket...  é trabalhoso, cansativo... vale a pena!

Claro, carrego outros conjuntos mais leves para os plugs.. só que tem vara de 20 que não aguenta uma Dr Spock, Trairao.. pencil 130.. que acho válidas de testar também essas zaras maiores.. assim, nos conjuntos mais leves uso varas de 25 lbs e 5.8 pés

Enfim..... seria isso

Link para o comentário

Adoro ler os comentários, cada qual com sua experiência, angulo de visão diferente, dados cientificos e também achismos...tudo é valido né para contarmos nossas historias de pescador hehe...

Determinado fator vai fazer diferença para um, mais que para outro, não tenho dúvidas...do pouco de Amazônia já presenciei tanta coisa imagino aos mais experientes rsrs...

Uma das coisas relacionadas mais inusitadas, na ultima turma que fui, o pescador que voltou mais reclamando foi o que pegou o maior peixe, um 83cm, pego com um toco (pedaço) de shad jogando no meio da filhoteira no meio do lago...

Meu companheiro de barco pegou dois açus lindos de 79cm na Helice, explosões fascinantes! Na insistência demais...memoraveis, mas não parava de falar do 80up que havia pego no primeiro dia, no stick onde o peixe só sugou a isca e brigou também, mas nem pulou...sem dúvida um duelo memoravel, mas não esqueço das duas pancadas que tomei na hélice, uma debaixo de chuva forte e outro que foi pro mato, mas foi embora...no ultimo dia pescamos com o melhor guia, o guia "salvou" dois peixes (Um 79 e outro 76 cm que eu não conseguiria tirar e dificilmente outro guia pularia no lugar que foi para busca-los). A isca tambémn fez a diferença nesse dia e lugar, bonnie 128mm trabalhando rapido....braço ardia de dor kkkk...

Por fim, talvez o melhor dia de pesca foi um dia que saimos para pescar tempo todo aberto, peixes sumiram, dali a pouco tempo fechou de uma vez, caiu um toro dagua, 15 minutos tempo abriu de novo, entramos numa lagoa e fizemos a festa com cardumes de popocas e borboletas estourando na superficie a manhã toda nessa lagoa....sem nenhum peixe acima de 50cm...

Outro barco com dois amigos mais velhos, pescaram pedaços de dia descontraidos, dormiam, nadavam, comiam e bebiam bastante...pegaram um 80up também e alguns na casa dos 70, mas nem pescaram o ultimo dia...voltaram felizes da vida...

Enfim, o Açu de 80Up é diferenciado, sem dúvida, mas tem muita coisa na pescaria que nos pode fazer felizes, dependendo de nossas escolhas e prioridades.

O 80Up é a cereja do bolo, mas acho que precisamos saborear cada pedaço do bolo em cada ingrediante...isso faz toda a diferença né...com ou sem cereja do bolo, afinal já estaremos saciamos de barriguinha cheia hehe... 

Claro que quero mais 80Ups, muito mais, mas principalmente não vejo a hora de estar lá no meio da floresta pescando naqueles rios....lugar maravilhoso...ce ta doido...

Inclusive tenho uma saudade do lago do Juma, lugar maravilhoso demais, mas "não pega peixe" facil, contudo não pretendo voltar lá tão cedo...olha como é a cabeça da gente né....kkkk 

Enfim, quem puder e tiver oportunidade de ir pescar seja onde for, que vá e aproveite cada instante pescadores! 

Ps.: Com os meus 5 anos de terapia uma das coisas que minha terapeuta mais fala é para não criar Expectativas com coisas que não temos controle e também para não ter Apego a padrões que a civilização tenta nos implantar...sentimento é tudo então sinta cada processo!

Link para o comentário

53 minutos atrás, Edmar Alves disse:

Adoro ler os comentários, cada qual com sua experiência, angulo de visão diferente, dados cientificos e também achismos...tudo é valido né para contarmos nossas historias de pescador hehe...

Determinado fator vai fazer diferença para um, mais que para outro, não tenho dúvidas...do pouco de Amazônia já presenciei tanta coisa imagino aos mais experientes rsrs...

Uma das coisas relacionadas mais inusitadas, na ultima turma que fui, o pescador que voltou mais reclamando foi o que pegou o maior peixe, um 83cm, pego com um toco (pedaço) de shad jogando no meio da filhoteira no meio do lago...

Meu companheiro de barco pegou dois açus lindos de 79cm na Helice, explosões fascinantes! Na insistência demais...memoraveis, mas não parava de falar do 80up que havia pego no primeiro dia, no stick onde o peixe só sugou a isca e brigou também, mas nem pulou...sem dúvida um duelo memoravel, mas não esqueço das duas pancadas que tomei na hélice, uma debaixo de chuva forte e outro que foi pro mato, mas foi embora...no ultimo dia pescamos com o melhor guia, o guia "salvou" dois peixes (Um 79 e outro 76 cm que eu não conseguiria tirar e dificilmente outro guia pularia no lugar que foi para busca-los). A isca tambémn fez a diferença nesse dia e lugar, bonnie 128mm trabalhando rapido....braço ardia de dor kkkk...

Por fim, talvez o melhor dia de pesca foi um dia que saimos para pescar tempo todo aberto, peixes sumiram, dali a pouco tempo fechou de uma vez, caiu um toro dagua, 15 minutos tempo abriu de novo, entramos numa lagoa e fizemos a festa com cardumes de popocas e borboletas estourando na superficie a manhã toda nessa lagoa....sem nenhum peixe acima de 50cm...

Outro barco com dois amigos mais velhos, pescaram pedaços de dia descontraidos, dormiam, nadavam, comiam e bebiam bastante...pegaram um 80up também e alguns na casa dos 70, mas nem pescaram o ultimo dia...voltaram felizes da vida...

Enfim, o Açu de 80Up é diferenciado, sem dúvida, mas tem muita coisa na pescaria que nos pode fazer felizes, dependendo de nossas escolhas e prioridades.

O 80Up é a cereja do bolo, mas acho que precisamos saborear cada pedaço do bolo em cada ingrediante...isso faz toda a diferença né...com ou sem cereja do bolo, afinal já estaremos saciamos de barriguinha cheia hehe... 

Claro que quero mais 80Ups, muito mais, mas principalmente não vejo a hora de estar lá no meio da floresta pescando naqueles rios....lugar maravilhoso...ce ta doido...

Inclusive tenho uma saudade do lago do Juma, lugar maravilhoso demais, mas "não pega peixe" facil, contudo não pretendo voltar lá tão cedo...olha como é a cabeça da gente né....kkkk 

Enfim, quem puder e tiver oportunidade de ir pescar seja onde for, que vá e aproveite cada instante pescadores! 

Ps.: Com os meus 5 anos de terapia uma das coisas que minha terapeuta mais fala é para não criar Expectativas com coisas que não temos controle e também para não ter Apego a padrões que a civilização tenta nos implantar...sentimento é tudo então sinta cada processo!

Muito legal seu relato! Que local tão produtivo foi este e que época?

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
  • Criar Novo...