Ir para conteúdo

O tempo faz evoluções nas iscas artificiais...

Posts Recomendados

Estive olhando para algumas das iscas mais "mortíferas" na pesca dos predadores, e não por acaso, "viajei para um passado" que deveria estar quieto, tão distante que se encontra. Retornei para meus 16 anos na minha experiência de intercâmbio nos Estados Unidos. Foram 12 meses de enorme aprendizado, não apenas dos hábitos americanos, mas de amadurecimento pessoal. Uma das muitas coisas positivas foi o cuidado dos jovens americanos em seguir e respeitar os períodos de caça & pesca autorizados pelo Departamento de Caça e Pesca americanos. Falando mais da questão da pescaria, pude desenvolver um entendimento do que viria ser posteriormente chamado (por mim) de "ecologia respeitada". Contrariamente aos nossos hábitos ainda insipientes, o "catch & release" era uma postura muito natural em muitos dos locais onde a pesca esportiva era praticada. 

Lembro-me perfeitamente da minha primeira isca (guardada até hoje no fundo de uma caixa das "preferidas"), que nunca foi "pegadeira", mas me estimulou a acreditar na possibilidade de "chamar o peixe" (Bass). Era muito primária na ótica atual...

Heddon.JPG.82d3678a0595c9508a60737d3d155b2d.JPG

Paralelamente, até por usar molinete desde sempre, as iscas Spinner se tornaram uma escolha natural e me ajudaram a contabilizar diversos peixes. Nessa época achava a pescaria de Fly muito difícil de ser feita e com isso perdi a oportunidade de desenvolver essa modalidade.

SpinnerEUA.JPG.a3f8b293669fe7e3c98328722ea7765e.JPG

Paralelamente, o uso de Spinner Baits (reservados para locais mais profundos) ia gerando uma emoção ainda maior que dos spinners, por ser mais pesado e "trabalhar" ao ser tracionado. Apostei comigo (na época), que esse tipo de pescaria não iria chegar no Brasil, principalmente as do uso de Spinner Baits... Ledo engano ! 

SpinnerBaitUSA.JPG.1a65a9d1d3d14c47588369b19de9cc8b.JPG

Nos dias atuais, não apenas passaram a ser usados, com opções para todos os gostos, não só de peso, mas de uso também de shads e até mesmo experiências pessoais. A indústria da pesca esportiva já tem seu caminho traçado, mesmo que seguindo uma tendência mundial, tem muita cópia de modelos de sucesso que foram inicialmente desenvolvidos em projetos específicos das grandes marcas. Nada contra, pois quanto mais tivermos êxito na ofertas de boas iscas para nossos predadores, mais rápidos cresceremos como um País que além de ter uma grande diversidade de espécies, também tem a coadjuvância de preservar suas reservas de peixes silvestres.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...