Ir para conteúdo

Desafio no Rio Paranaíba - Represa de São Simão (Santa Vitória, MG) | Pescaria 23 a 29 de Março 2025

Posts Recomendados

Pessoal, eu e meu amigo Andrei encaramos uma pescaria no Rio Paranaíba em uma semana bem complicada.

A pousada escolhida foi a Tucuna Azul, em Santa Vitória - MG, uma pousada nova, inaugurada em outubro de 2024. A estrutura é excelente: fica na beira da represa, com banheiros limpos, quartos impecáveis e uma área comum muito agradável — incluindo uma piscina ótima para relaxar depois da pescaria.

Nosso plano inicial era o seguinte:

•    Primeiro dia: pesca de barco.
    •    Segundo e terceiro dias: o barco rebocaria nossos caiaques até um ponto de pesca mais afastado.
    •    Restante dos dias: pesca de caiaque por conta própria.

Mas o plano não rolou e nem molhamos os caiaques. Eu estava com apenas 8 dias de cirurgia após romper o ligamento do tornozelo e quebrar a fíbula. Na real, nem deveria ter viajado, já que não podia pisar no chão com o pé daquele jeito… Mas quem conhece um viciado em pesca sabe como somos teimosos! Então, acabamos indo todos os dias de barco.

A semana foi difícil: represa cheia e pressão atmosférica baixa (entre 1006 e 1012). Não sei o quanto isso influenciou, mas os ataques foram bem complicados de provocar, seja na superfície, meia água ou fundo. Tentamos de tudo, mas as ações só aconteciam mais frequentemente no início e fim do dia.

Mesmo assim, conseguimos tirar 8 a 10 peixes por dia, mas o foco era encontrar os grandes. Foi quando resolvi insistir em iscas barulhentas para provocar os ataques de alguma forma.

Depois de muita tentativa, achei as iscas certas. Comecei a trabalhar a Jet 90 da Lucky em áreas abertas e próximas de troncos. Tive ações de grandes peixes, mas a maioria errava o bote. O único que acertou escapou após uns cinco segundos fisgado.

Cansado de puxar hélice, troquei para um popper, a Pop Queen 80 com anzol inline, pescando dentro do maliceiro. Essa foi a grande virada da pescaria, porque foi com ela que levantamos os maiores peixes.

Em uma das popadas, um estouro forte correu pra baixo do maliceiro logo após ser fisgado. Eu estava usando uma vara 17lb, linha 30lb e leader 0,52mm. Foi na força que consegui arrancar o azul do fundo e embarcar o troféu da pescaria.

Não cheguei a medir o peixe porque, ao colocá-lo no alicate de contenção para oxigenação (queria tirar mais fotos e medir), ele se debateu, escapou do alicate e foi embora. Pelo menos consegui tirar algumas fotos antes disso! O dono da pousada, que estava nos guiando, estimou o tamanho em 58 cm.

Pegamos outros peixes menores depois, e alguns grandes chegaram a dar bons rebojos e ataques no popper, mas acabaram escapando — talvez por conta do anzol inline.

No geral, foi uma semana divertida e desafiadora, especialmente porque eu não podia pescar em pé no barco por causa da cirurgia. A placa no tornozelo ainda não permite que eu coloque carga no pé. Mesmo assim, quebrei meu recorde pessoal que era de 56 cm e voltei feliz da vida.

Ah, quem quiser conferir os vídeos da pescaria, estão lá no meu Instagram: @raul_kim_lee.

Em breve volto ao Paranaíba, mas dessa vez com o caiaque!

IMG_1377.jpeg

403F35C3-0064-4F23-9642-4528F777DE21.jpeg

IMG_1379.jpeg

IMG_1389.jpeg

IMG_1393.jpeg

IMG_1397.jpeg

IMG_1402.jpeg

IMG_1404.jpeg

IMG_1410.jpeg

IMG_1418.jpeg

IMG_1426.jpeg

IMG_1432.jpeg

IMG_1455.jpeg

IMG_1464.jpeg

IMG_1474.jpeg

IMG_1485.jpeg

IMG_1498.jpeg

5A4560CC-40A6-4886-9A87-2A45C1B89AFE.jpeg

IMG_1512.jpeg

IMG_1519.jpeg

IMG_1530.jpeg

IMG_1535.jpeg

IMG_1547.jpeg

IMG_1568.jpeg

IMG_1582.jpeg

IMG_1605.jpeg

IMG_1612.jpeg

IMG_1623.jpeg

IMG_1663.jpeg

IMG_1665.jpeg

IMG_1674.jpeg

23E352CC-7C10-4BFF-B0AB-9E26BB30D915.jpeg

B9FF6B84-8FA6-4988-A683-26B8E4F2A4D9.jpeg

IMG_1792.jpeg

IMG_1804.jpeg

IMG_1808.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Raul Kim Lee disse:

O dono da pousada, que estava nos guiando, estimou o tamanho em 58 cm.

Mesmo assim, quebrei meu recorde pessoal que era de 56 cm e voltei feliz da vida.

Bonitos peixes

Eu não levo mais trena pra medir peixe isso só acaba demorando a soltura, sempre pergunto pro guia quanto medi é muito mais prático, o último que peguei grande deu 62,5 segundo o guia, ahhh e nesse tipo de medicação é muito mais fácil quebrar aquele Record que teima a te acompanhar a anos, vlww parceiro bela pescaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
  • Criar Novo...