Diego Rudek Postado Maio 30, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Maio 30, 2009 Então, como to sem nada pra fazer vou jogar as fotos da parte de manutenção da bomba d'agua aqui. Que fique bem claro que as informações foram retiradas do site http://www.myoutboardengine.com http://www.myoutboardengine.com/wp_1.html ok?? Diagrama da rabeta Parte superior da rabeta Outra Parte inferior com dreno removido Drenando o óleo da rabeta observe se tem residuos de metais no parafuso inferior do dreno. Caso tenha, procure um mecanico, pois pode haver algum desgaste nas engrenagens. coloque a rabeta em cima de algum pedaço plastico por causa da sujeira remover os parafusos de fixação verificar o selo de borracha, se estiver com danos ele deve ser substituido http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp9.jpg remover a borracha que esta no eixo de transmissão http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp11.jpg remova as partes sempre com muito cuidado para não quebrar http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp12.jpg observe sempre como estão as peças, que vai ser dessa maneira que as novas terão que ser posicionadas. Se possivel tire fotos dos passos para vc não esquecer como estavam posicionadas. http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp13.jpg esse é o famoso rotor de bomba d'agua! Se for somente substituição esse é o ponto. http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp14.jpg juntas de vedação http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp15.jpg http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp16.jpg http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp17.jpg http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp18.jpg aqui o cara ja esta passando da parte de troca do rotor. para quem tem interesse em saber como funciona uma rabeta vou colocar as outras fotos http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp19.jpg http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp20.jpg http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp21.jpg http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp22.jpg http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp23.jpg http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp24.jpg http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp25.jpg http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp26.jpg lembrando que é bom fazer uma limpeza geral com um pincel e gasolina ou solvente http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp27.jpg faça uma limpeza geral onde o rotor é encaixado, verifique por ranhuras ou alguma coisa que possa enrroscar nele. http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp28.jpg juntas http://www.myoutboardengine.com/pics/wpExpSmall/wp29.jpg monte tudo de volta e boa sorte! rindo3:: rindo3:: lembre-se de verificar se encaixou o eixo corretamente, encaixe tudo certinho e engate a marcha do motor e rode a hélice para ter certeza, engate para outra marcha e verifique dnovo. se necessario pode usar um vedador. Converse com um mecanico antes de tentar fazer isso, ou qndo for mandar fazer no seu motor, fique junto e observe como ele faz... foi oq fiz. Dificil escrever aqui certinho os passos, bem mais facil fazer rindo3:: rindo3:: joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Roberto Postado Maio 30, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Maio 30, 2009 Putz, é mais rebimboca e mais parafuseta que posso aguentar. desisto! Valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Yamaki Postado Maio 31, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Maio 31, 2009 MAis uma vez um otimo topico Diego. Parabens. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Maio 31, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Maio 31, 2009 Parabéns pelo excelente topico diegão Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe Teixeira Postado Junho 1, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Junho 1, 2009 Show de bola ... parabens pelo tuto ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Laercio Dias Postado Outubro 19, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 19, 2012 SOCORRO, doeu::TO COM PROBLEMAS COM MEU MOTOR YAMAHA 15HP FM, O MOTOR TEM SEIS ANOS DE USO, NESSA TEMPORADA O ROTOR AINDA ORIGINAL DEU PROBLEMA RECECOU E QUEBROU, UM AMIGO MEU TINHA UM ROTOR PARALELO, COLOCAMOS DUROU UMA HORA DERETEU TUDO O ROTOR, ESSA SEMANA CONSEGUI UM ROTOR ORIGINAL, FIZEMOS TODA A LIMPESA, E PUSSEMOS O ORIGINAL, SÓ QUE ELE MIJA UM POUCO E EM SEGUIDA PARA DE MIJAR LEMBRANDO QUE O ROTOR ESTA EM PERFEITAS CONDIÇÕES, FORAM FEITAS TODAS AS LIMPESAS DE PEÇAS - COPINHO E TAMPA DA BOMBA, FOI PASSADO AR E ÁGUA PELAS MANGUEIRAS, ALGUEM QUE JA TENHA PASSSADO POR UMA SITUAÇÃO DESSAS POR FAVOR ME AJUDA... chorei:: ::fisherman Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Outubro 19, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 19, 2012 Puts...vcs acreditam q eu só vi este tópico hoje?!?! hehehe... vergonha:: Bom demais...Já preguei o bicho na sala. joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Andrey W Postado Agosto 31, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 31, 2013 to querendo verificar o estado da aranha da bomba dágua do meu Mercury 15 super e me surgiu uma dúvida: TEREI QUE DRENAR O OLEO DA RABETA PRA PODER ABRIR A BOMBA DÁGUA???????? aos moderadores: se postei a mensagem no lugar errado, favor migra-la para local adequado. obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Arrais Postado Dezembro 27, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 27, 2013 Eiiiitttaaa , , , troquei o meu ! , mais por curiosidade mesmo,,, motorzin meio vein, porem fiquei pasmo com a conservacao interna ! ! notei que aumentou e muito o fluxo do chamado "Mijo" , nao porque a Aranha(Rotor) estava ruin mas sim porque a borracha(SEAL) que engata no cano, que vai para cima estava levemente fora do lugar, provavelmente com um pequeno vazamento . . . . . mas agora parece um CAVALO mijando, a agua nao chega nem a sair morninha, coisa que quase chegava a queimar a mao antigamente,,, ainda bem que minhas voltinhas com o motor eram curtas e nao chegava a superaquecer... PS : gracas ao otimo tutorial aqui e mais ums 13 videos assistidos no Youtube p/ dar coragem mesmo ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Abril 2, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Abril 2, 2016 EXELENTE DICAS DIEGO MUITO BOM GOSTEI OK AMIGO = ESPERO Q A TURMA APRENDA E ECONOMISE C/ MAO DE OBRA = MAS POR FAVOR Ñ VAO FAZER CAGADA EM TURMA PRESTAR BEM ATENÇAO NO DESMONTAR E MONTAR = CSO TENHA DUVIDAS VAI DESMONTANDO E TIRANDO FOTOS DDE CADA ETAPA = LIMPEZA SEMPRE TROCA DE BORRACHS E JUNTAS SEMPRE Q DESMONTAR E FOR MONTAR NOVO = ISSO É BASICO OK TURMA = PARABENS DIEGO /// ABRAÇOS Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe Sousa.´. Postado Abril 2, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Abril 2, 2016 Grande tópico ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlito Postado Abril 4, 2021 Denunciar Compartilhar Postado Abril 4, 2021 Boa noite aos amigos...entao o meu motor de popa e um suzuki 2T de 15hp ano 95 hoje fui ligar e estava esquichando pouca agua e as vezes nem esguichava..entao fui avaliar a bomba da agua em resumo o rotor ou aranha estava todo comido.... ruim...dai irei substituir (foto abaixo) a minha duvida e naquela borracha que e acoplada no eixo cardan logo acima do rotor...tem uma folga de uns 2 mm é isso mesmo tem folga..ou teria que ficar justa no eixo (na segunda foto mostra a borracha x eixo ) Alguem teria uma dica... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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