Eloy Fonseca Postado Setembro 17, 2009 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 17, 2009 Oi poderoso Walther O equipamento ainda é uma novidade, daí fica ruim falar em mito. Talvez o mito seja o de que pescador e nó sejam sinônimos. Eu mesmo já postei aqui que dependemos totalmente do nó... Agora, este mito aí da foto, não sei não...! Veja os índices de desgaste... O Xandego usa o silicone, direto na linha. O Moacyr recomendou usar nos passadores. Em uma marina aqui de BSB, ouvi dizer que o povo dos jet-ski, que usou silicone, teve que trocar os carpetes, pois estavam se desmanchando. Você tem cera de abelha aí? Abraços... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eloy Fonseca Postado Setembro 26, 2009 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 26, 2009 Linhas que anunciam 30 kg... Levei ambas ao sarilho... A Spider conseguiu resultados semelhantes à Samurai 55lb, sendo um pouco mais dura. A Thorsa é cópia da Power-Pro. Tão dura e áspera quanto. Em que pese a promessa de 30kg, não atingiu os 15 kg da Pro 50lb nova. Os mm estão compatíveis com o anunciado. Os 110m da Spider não encheu a 1501. Na TD Sol coube 97m. Faltou ânimo para colocar a Thorsa na carreta. Se a Whiplash mente nos mm, estas aí escracharam na resistência. abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eloy Fonseca Postado Setembro 30, 2009 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 30, 2009 Mais uma na draga... Buscando solução para não levar linha acima de 0,40mm para o Rio Negro, adquiri mais uma 0,35 com tecnologia 8+1. Acabamento: podemos ver pela foto que o acabamento samurai (8 fios) é melhor. Maciez: ambas são macias porém a samurai é mais suave(tem mais cera). Resistência: usando o snap sem nó, a champion atinge os 20 kg com mais facilidade que a samurai. N°s do rótulo: 0,36mm 55lb X 35mm 60lb. No paquímetro: as coisas se invertem. A champion é mais grossa que a samurai. Na carreta: champion: 80 metros arrochados. (whiplash 100lb = 83m) ...observem que o carretel está no limite. samurai: 95m na 1501, voltando de pescaria. ... com carretel muito mais baixo. Custo: Samurai 0,41 centavos o metro. Champion 1,00 o metro. Concluindo: atribuo a resistência um pouco superior ao calibre e não à tecnologia da champion. Abraços... PS: todos os testes de resistência foram feitos com o snap sem nó. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe Teixeira Postado Setembro 30, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 30, 2009 Belos testes Eloy ... falta mais alguma ? Acho q nao .... tdas as linhas foram testadas rsrs Qual a preferida das testadas ? Samurai ? Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eloy Fonseca Postado Setembro 30, 2009 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 30, 2009 Oi Parceiro de AM! Seguinte: Testei muitas outras, mas só postei as que levaram minha grana. Tipo: paguei posso reclamar. rindo3:: rindo3:: rindo3:: A spider branca é muito boa mas é cheia de altos e baixos, mas ganhou passaporte pra AM (zaras). A champion é muito preço e pouco benefício (reserva). As mais secas e duras se desgastam muito (ficam em casa). Prefiro as linhas mais macias, daí a opção é samurai (mais consistente) e whiplash (a mais fina). Por ora, são elas. Abraços... OITO DIAS Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bigão Postado Setembro 30, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 30, 2009 Grande Eloy, só agora que li com mais tempo esse seu tópico de testes das linhas, nós e Snaps. E achei excelente. Cara, depois que você voltar da amazônia queria conversar com você com mais calma sobre estes seus testes. Tipo montar aqui no Fórum tópicos fixos sobre a resistência informada e a resistência real das Linhas, nós e snaps! um abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eloy Fonseca Postado Setembro 30, 2009 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 30, 2009 Oi Marco... É o seguinte... Comecei o tópico meio que na brincadeira, mas como você viu, ninguém por aqui conhecia o tal snap. Associando as idéias: Sugestão de linha, feita pelo VINI; capacidade de linha nas carretas, medidas pelo Lamana; veto das 50lb para a AM, feito pelo Fabricio; e mais uns pirararas que perdi para o nó. Comecei a buscar explicações para os fatos. A pergunta que não calava era a seguinte: Porque tenho que usar linha 80 lb para segurar tucuna amazônico em carretas com drag de 5 kg? Comecei pelo NÓ: => snap sem nó (ganha um pirulito quem conseguir fazer um nó que suporte 80% da libragem indicada pelo fabricante, se for o caso monto uma barraca lá no campeonato do Eribert). rindo3:: rindo3:: rindo3:: campeonato de nó rindo3:: rindo3:: rindo3:: Resistência de linha: nova X usada (medi a Whiplash, a Samurai e a Power pro). Resistência declarada: utilizam recursos tecnológicos para esticar a linha sem nó. Não é o caso do pescador, pois na real temos que engatar o anzol ou a isca. Diâmetro: Tem fábrica que mente para cima e outras mentem para baixo. Utilizo um paquímetro tosco, daí a necessidade de colocar na carreta para confirmar o diâmetro sob suspeita. Incorrendo em outro aspecto: qual foi o grau de arrocho? Então qualquer coisa que se faça, tem que deixar claro o fator "utilização do recurso" e interferência do usuário. De qualquer forma, as impressões de cada um, servem para orientar os demais. Querendo desenvolver a idéia, estamos aí, é só dar um alô. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
VINI Postado Outubro 1, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 1, 2009 Grande Eloy, posso dizer que testei todas as linhas que vc mostrou com excessão da Thorsa e Champion, mas conheço as duas e já vi em uso!!! Reafirmo, minha escolha continua sendo a Samuray, assim como vc e tbm acabo levando um rolo de Wiplash, mesmo sabendo que a diferença não e taõ grande quanto a anunciada!!!! Com relação aos nós e aos lideres, é outra batalha!!! KKKKKKK!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jean Postado Outubro 1, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 1, 2009 Eloy... esse negócio de testes de linha é coisa sem precedentes nos fóruns de pesca da vida!!! :bompost: :bompost: :bompost: O Bigão acertou no ponto... isso é coisa de montar um tópico fixo e deixar de entrada nos melhores do Turmadobigua... Ajuda bastante na escolha de compra de linhas multi pra galera toda e serve de fonte de consulta pra quem é e não é cadastrado no fórum!!! mestre:: mestre:: mestre:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eloy Fonseca Postado Outubro 1, 2009 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 1, 2009 Grande Eloy, posso dizer que testei todas as linhas que vc mostrou com excessão da Thorsa e Champion, mas conheço as duas e já vi em uso!!! Reafirmo, minha escolha continua sendo a Samuray, assim como vc e tbm acabo levando um rolo de Wiplash, mesmo sabendo que a diferença não e taõ grande quanto a anunciada!!!! Com relação aos nós e aos lideres, é outra batalha!!! KKKKKKK!!! Oi VINI...O meu respeito com a Whiplash vem de longa data, apesar da mentira, é uma linha muito boa. A samurai só comprei devido à sua indicação. Qualquer das duas que lance 8+1, eu volto a comprar. Qto aos nós, testei muitos, mas por pior ou melhor que seja a linha, o snap sem nó prevalece. O Bimini merece a atenção daqueles que não usam líder, assim como o Spider, pois possibilitam que o arremesso seja feito com a ponteira encima de linha dupla, o que minimiza o desgaste no ponto de maior força. Para atar o líder, eles perdem para o Albrigt, que também pode ser usado no líder trançado. Para usar líder, não encontrei nada melhor que o SF. E não é necessário Gangrenar os dedos para fazê-lo. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
VINI Postado Outubro 1, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 1, 2009 Boa Eloy, tbm sou usuário do SF e de longa data, depois de apertar muito os dedos hj já faço eles em cima do barco de forma rápida segura e sem perder a ponta dos meus quirodactilos!!! HEHEHEHEHE!!!! Realmente seu trabalho de pesquisa foi bem abrangente, merece com certeza um tópico bem elaborado e fixo!!! Parabéns!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eloy Fonseca Postado Outubro 1, 2009 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 1, 2009 Eloy... esse negócio de testes de linha é coisa sem precedentes nos fóruns de pesca da vida!!! :bompost: :bompost: :bompost: O Bigão acertou no ponto... isso é coisa de montar um tópico fixo e deixar de entrada nos melhores do Turmadobigua... Ajuda bastante na escolha de compra de linhas multi pra galera toda e serve de fonte de consulta pra quem é e não é cadastrado no fórum!!! mestre:: mestre:: mestre:: Oi Jean...Não encontrei nada a respeito, então como tinha minhas dúvidas, andei atrás de minimizá-las. O tópico fixo, creio de deveria ser simplesmente "NÓ". Que seria composto de um rol de URL para que cada um consultasse direto na matriz. Um atalho. Ficar explicando como é que se faz nó, é reinventar a roda. Daí os companheiros agregariam as melhorias que cada um tenha elaborado. Conseqüentemente aparecerá os assuntos correlatos, tipo: simplicidade, resistência, menor agressão à linha... Ex: eu acabei falando sobre nós e resistência de linha no Post que o Lamana abriu para falar sobre a capacidade das carretas. Porque? Por que são assuntos correlatos: a capacidade depende da bitola, que por sua vez influencia a resistência, que é afetada pelo nó. Precisamos sim, de um ponto de referência. E este das linhas será muito bem vindo, pois é um mercado recente e as técnicas de elaboração estão se sucedendo. O que ví, é que os quatro fios foram superados (batem nos passadores, se desgastam mais, comem o dedo do usuário), e nós continuamos comprando. Vamos em frente... de preferência, simplificando e evoluindo. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eloy Fonseca Postado Outubro 1, 2009 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 1, 2009 Boa Eloy, tbm sou usuário do SF e de longa data, depois de apertar muito os dedos hj já faço eles em cima do barco de forma rápida segura e sem perder a ponta dos meus quirodactilos!!! HEHEHEHEHE!!!! Realmente seu trabalho de pesquisa foi bem abrangente, merece com certeza um tópico bem elaborado e fixo!!! Parabéns!!!! Valew VINI...Creio que será interessante, para quem não tem aquela habilidade do Nakamura, você postar sua técnica com o SF. Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
VINI Postado Outubro 1, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 1, 2009 Boa Eloy, tbm sou usuário do SF e de longa data, depois de apertar muito os dedos hj já faço eles em cima do barco de forma rápida segura e sem perder a ponta dos meus quirodactilos!!! HEHEHEHEHE!!!! Realmente seu trabalho de pesquisa foi bem abrangente, merece com certeza um tópico bem elaborado e fixo!!! Parabéns!!!! Valew VINI...Creio que será interessante, para quem não tem aquela habilidade do Nakamura, você postar sua técnica com o SF. Abraços. O meu nó e exatamente igual ao dele, inclusive copiei o maneira como ele finaliza o nó antes eu fazia diferente!!!! Percebi que o segredo e arrumar bem o nó antes de queimar a ponta do fluor,e que o nó feito com auxilio de outro pescador, quando isso é possivel, fica muito mais firme!!!! Abraços!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eloy Fonseca Postado Outubro 1, 2009 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 1, 2009 Boa Eloy, tbm sou usuário do SF e de longa data, depois de apertar muito os dedos hj já faço eles em cima do barco de forma rápida segura e sem perder a ponta dos meus quirodactilos!!! HEHEHEHEHE!!!! Realmente seu trabalho de pesquisa foi bem abrangente, merece com certeza um tópico bem elaborado e fixo!!! Parabéns!!!! Valew VINI...Creio que será interessante, para quem não tem aquela habilidade do Nakamura, você postar sua técnica com o SF. Abraços. O meu nó e exatamente igual ao dele, inclusive copiei o maneira como ele finaliza o nó antes eu fazia diferente!!!! Percebi que o segredo e arrumar bem o nó antes de queimar a ponta do fluor,e que o nó feito com auxilio de outro pescador, quando isso é possivel, fica muito mais firme!!!! Abraços!! São estes detalhes que acabam fazendo a diferença. Aquele acabamento, nos meus testes, não aumentou a resistência, mas faz diferença na hora do arremesso. Eu prefiro não queimar. Aquela cabeça acaba por virar o ponto de tensão, daí corta a linha. Arrocho o nó até que umas três ou quatro voltas do trançado comece a mudar de cor, corto o fluor bem rente e desço a última volta da multi, fazendo um degrau que minimiza a batida do topo do fluor nos passadores. Abrax Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
VINI Postado Outubro 1, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 1, 2009 O acabamento é so para não soltar o nó, costumo abrir bem todo o trançado feito com o multi envolta do fluor, com os dedos. Depois dou uma bela arroxada e quando queimo a ponta dou uma acertada na cabeça do fluor queimada (tem que ser bem rapido, enquanto o fluor ainda esta mole), deitando ela para não ficar prendendo nos passadores durante o recolhimento! Abrços!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eloy Fonseca Postado Outubro 1, 2009 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 1, 2009 Esta aí de achatar o fluor, é uma idéia bem 51! Valew...pq eu nunca atinei com uma boa razão para se esquentar o fluor. Abraxx Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Schmidt Postado Outubro 2, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 2, 2009 Fala Pescador.. Putz...Nem o Inmetro faria tão bem! rs :bompost: :bompost: :bompost: Merece ter um tópico fixo com certeza! Este nó SF é aquele que me ensinou? Abração Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eloy Fonseca Postado Outubro 5, 2009 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 5, 2009 Fala Pescador.. Putz...Nem o Inmetro faria tão bem! rs :bompost: :bompost: :bompost: Merece ter um tópico fixo com certeza! Este nó SF é aquele que me ensinou? Abração Grande Schimdt...Aquele mesmo, porém com a linha enrolada no sarilho não tem como usar a tensão da ponta da vara para esticá-la, daí me adaptei a fazer o trançado com a linha sem tensão. O dedos que seguram o líder, vão controlando a pressão do trançado. Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eloy Fonseca Postado Outubro 18, 2009 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 18, 2009 The day afther... Retornando do Negrão, estiquei as linhas usadas... Teste de desgaste, em libras Fiz dez tentativas e eliminei os dois melhores e os dois piores... spider samurai whiplash 1 -33,00 -0,00 - 0,00 2 -34,00 -0,00 -38,00 3 -33,00 -33,00 -0,00 4 -0,00 -0,00 -39,00 5 -0,00 -34,00 -38,00 6 -0,00 - 36,00 -0,00 7 -0,00 -36,00 - 0,00 8 -33,00 -34,00 - 39,00 9 -34,00 -35,00 -39,00 10 -30,00 -0,00 - 41,00 média -32,83 -34,67 - 39,00 A spider foi usada com o snap sem nó(zaras, trairão e miss carna). Samurai e whiplash foram usadas com líder(hélices pesadas). A que mais molha a carreta é a whiplash. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe Teixeira Postado Outubro 18, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 18, 2009 E particularmente tirei o chapeu pra Crystal Whiplash ... gostei da linhazinha viu !! joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Beto-BH Postado Novembro 8, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 8, 2009 Grande Eloy....so hoje ví essa beleza de teste. Me explica aí....vc fala em SF mas táu sando uma multi no snap sem nó....como é que é isso? E deixa eu ver se entendi.....o nó palomar, que é o que eu uso, estourou antes do snap sem nó, ou seja, o snap sem nó resiste mais do que um nó palomar direto no pitão? Se for isso, o snap sem nó deve ser usado não para facilitar a troca da isca e sim para aumentar a resistência do conjunto linha/isca? abração Belo trabalho Beto Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eloy Fonseca Postado Novembro 8, 2009 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 8, 2009 Grande Professor Betão! É o seguinte: Todos os nós que testei, cortam a multi... No caso dos pirararas, não sei quantas libras era aquele seu fluor, mas me deu mais resistência que o nó nas 100lb da multi. Pescando com o Michel ele estranhou que eu usasse fluor 60lb em multi 100. Pelos testes, tenho mais resistência usando o fluor com qualquer nó no pitão e o SF fluor/multi. O problema com snap sem nó é que nas poper e hélices é uma seqüencia de porradas, daí como ele tem os ganchos, são mais dois pontos de enrosco. Enroscando, perde-se o ganho de resistência adquirido ao eliminar o nó. Identificado o ponto fraco, parti para a eliminação dos enroscos. Acrescentei ao Snap umas melhorias de uso. Estou fazendo-os com os ganchos invertidos. Testarei esta semana no S. Benedito. Funcionando dou adeus ao lider. Quando a garatéia furar a multi, corto a linha e enrolo novamente. Certamente estamos em busca de privilegiar a resistência, porém trocar a isca é só desenrolar a linha e enrolar novamente (7 ou 8 voltas). O snap é 20% superior a qquer nó. Obs: para fluor estressado e multi desgastada o recurso é o banco de reservas... A zara que perdi no Negrão estava na spider, q como você pode ver na foto promete 30kg. O paca não dava 5 e levou um bom pedaço de linha. Abraços... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Beto-BH Postado Novembro 10, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 10, 2009 Então testa esse seu novo snap e fala pra gente....tô curioso. Abração Beto Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eloy Fonseca Postado Fevereiro 6, 2010 Autor Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 6, 2010 Mais uma no sarrilho... Minha spider(0,30mm) que prometia 30kg, está merecendo aposentadoria, daí adquiri outra (0,38mm) e que promete só 29,5kg. Diâmetro: No paquímetro é compatível com o anunciado. Medido sobre o nó(nail 4x): 1,05mm Na carreta (TD Sol) 50m apenas. Resistência: Iniciei com snap com girador (60lb) engatado no snap sem nó(fio0,8mm)... Fiquei sem o snap... Este aguentou o tranco(49lb) mas ficou todo detonado... Atei a linha diretamente no snap (palomar): surpresa... Lá se foi mais dois snaps, cortado pela linha... Mudei o nó(nail). Como eu havia comprado só cinco, fiquei sem nenhum... Pulei para um 80 lb e obtive os seguintes valores: Nail: 35, 37 e 36 lb Palomar: 40, 35 e 40 lb Uni: 41, 42 e 39 lb Snap sem nó: 52, 56 e 56 lb É isso... Pro final do mês lanço o teste de desgaste e impressão de uso. Abrax Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.