João Paulo Postado Agosto 29, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 29, 2009 Pessoal, olhem só que cenas lamentáveis. Milhares de peixes mortos foram encontrados no rio descoberto, afluente do corumbá IV. Confiram a matéria: ::nada:: http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0 ... BERTO.html Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe Teixeira Postado Agosto 29, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 29, 2009 Alguém sabe se existem fábricas por ali ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Adão Postado Agosto 29, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 29, 2009 Tenho um teoria a respeio disso. As primeiras chuvas às vezes "lavam" o solo, adubos, inceticidas, pesticidas e todo tipo de agrotóxico que foram jogados nas plantações geralmente vão parar dentro dos rios e podem acarretar esse tipo de situação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Paulo Postado Agosto 30, 2009 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 30, 2009 Tenho um teoria a respeio disso. As primeiras chuvas às vezes "lavam" o solo, adubos, inceticidas, pesticidas e todo tipo de agrotóxico que foram jogados nas plantações geralmente vão parar dentro dos rios e podem acarretar esse tipo de situação. Adão, realmente! Ainda não tinha pensado nisto... Mas tem sim uma coisa a ver com a outra!!! Se as autoridades não fizerem nada, isso vai se acabar em uma tragédia. Lamentavelmente ::nada:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
BrEnO RoDrIgUeS Postado Agosto 31, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 31, 2009 Tenho um teoria a respeio disso. As primeiras chuvas às vezes "lavam" o solo, adubos, inceticidas, pesticidas e todo tipo de agrotóxico que foram jogados nas plantações geralmente vão parar dentro dos rios e podem acarretar esse tipo de situação. Se for uma regiao com lavoura sim, por que tipo, la na fazenda do meu pai tem muiiiiiiitas lagoas e algumas sao pequenas mais tem peixes muitos peixes curimbas,trairas,em fim , ae teve uma epoca que jogaram veneno no solo por perto e choveu, morreu peixe pra caramba os que mais morreram foi corimbas, mais foi isso que aconteceu mais pra acontecer isso em um rio tem que ser muiiita coisa viu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TiWillian Postado Agosto 31, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 31, 2009 É realmente corre o risco de ser verneno das lavouras pois o ocorrido foi depois das chuvas! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Walther Volpini Postado Agosto 31, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 31, 2009 Concordo com o Adão, é o que deve ter ocorrido. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eduardo Costa Postado Setembro 1, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 1, 2009 Calma lá gente, que pode ter sido agrotóxico, pode.... mas estamos na época seca e não seria previsível a utilização de pesticidas sem que se tenha plantio... há muitas outras possibilidades: achuva de quinta passada em Goiania foi forte, com grande arrasto de água, então vamos ponderar: pode ter ocorrido lavagem superficial de confinamentos da região.. com arrasto de esterco bovino e matéria orgânica para o rio... perda de oxigenação = mortandade. outra, e me parece muito pertinente, sem envolver agricultura: a chuva lavou as ruas da periferia de BSB, encheu os córregos que atravessam o grande centro urbano, levando lixo e esgoto para os aflluentes.... as consequencias são as mesmas... baixa oxigenação = mortandade... temos que entender que só com estudo de resíduos químicos poderemos acatar ou descartar uma hipótese e apontar o culpado. O fato é que o que fazemos no centro urbano, tem consequência na natureza... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Walther Volpini Postado Setembro 1, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 1, 2009 Não Tchedu, foi logo após as primeiras chuvas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alejandro Postado Setembro 1, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 1, 2009 Vou analisar a matéria e repassar os dados para a área de Gestão Ambiental da empresa em que trabalho (agrícola) para ver o que pode ter acontecido. Peço calma ao apontar APENAS a agricultura como causa destes desastres. Vejam bem, não estou querendo defender, trabalho na área agrícola e sei que algumas coisas podem acontecer (derramamentos como o sitado acima, por exemplo), mas "vamos com calma", OK? Bem, na matéria citada não tem muita coisa. Se alguém tiver mais detalhes pra me passar agradeço (local) e vou atrás de mais informações. Vejam o que descobri: http://www.eco.tur.br/ecoguias/planalto ... oberto.htm http://www.corumbaconcessoes.com.br/sit ... aspx?id=23 Lendo outras matérias verifiquei que algumas das causas pode mesmo estar relacionadas à agricultura, já que há várias atividades de hortalizas na região, mas também pode ser pela ocupação das cidades satélites, com seus sistemas de captação e tratamento de efluentes deficitários e algumas indústrias que se instalaram na região. Alejandro Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JGParreiras Postado Setembro 2, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 2, 2009 Alguém sabe se existem fábricas por ali ? Magrelo, é bem provável que tenha sido defensivos agrícolas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eduardo Costa Postado Setembro 2, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 2, 2009 Walther, as chuvas que valem de verdade para a agricultura começam em outubro para o estado de Goiás... existe o zoneamento agroclimático... esta chuva de agosto, é esporádica.... pra não dizer rara! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Walther Volpini Postado Setembro 2, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 2, 2009 Pode até ser, não entendo nada disso. A chuva a que me refiro é a que efetivamente caiu e que pode ter lavado o solo e carregado esse material tóxico para o rio. Agora, se essa chuva ocorreu fora da hora ou do previsto no zoneamento agroclimático para o estado de Goiás, eu não sei. Mas que choveu, choveu e forte nessa época. Abs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alejandro Postado Setembro 3, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 3, 2009 Walther: Na região do Pamplona foram uns 140mm entre domingo e segunda pela manhã. Pode ter sido algum agrotoxico derramado ou monte de adubo químico empilhado próximo ao rio, que tenha sido levado pela enxurrada. Outra hipótese é que alguma lagoa de decantação de dejetos industriais ou urbanos tenha transbordado com a chuva inesperada. Ainda não obtive retorno da operadora da usina. Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Walther Volpini Postado Setembro 3, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 3, 2009 Tô falando... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.