Beto-BH Postado Fevereiro 11, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 11, 2010 Bom galera, para mim ficou esclarecida a questão. Eu sou um dos que já abriu um tucunaré com cupim e achou uma ovada bacana por dentro. Tinham falado que eu poderia estar confundindo o aparelho reprodutor masculino com as ovas, mas achei muito pouco provável. Não sou biologo mas tenho uma grande vivência em pesca e tenho certeza que não confundiria a ova ( com os ovocitos bem nítidos) com o epidídimio ou testículos que ficam cheios de esperma (branco leitoso). Conversando como Gabriel Alckimin, pescador e biologo ictiologo,o mesmo que sempre aparece nos relatos do Felipe Moraes com o maior tucunaré da pescaria, e ele me explicou que os Ciclídios, e em particular os Tucunas, tem uma taxa relativamente alta ( perguntei o que seria esse relativamente alta e ele me disse que não saberia informar números mas seria tipo 1 a 2% dos indivíduos) de hermafroditismo, ou seja, características masculinas e femininas no mesmo indivíduo ( inclusive aparelhos reprodutivos masculino e feminino juntos, no mesmo corpo). Fui mais a fundo e perguntei se todos os tucunas com cupim seriam machos ou hermafroditas ou se uma fêmea pura podria apresentar o cupim. a resposta foi que , mesmo as fêmeas, embora não seja comun, podem apresentar o cupim, mas que nos machos estes são mais proeminentes. Na verdade, como a maioria sabe, o cupim é uma reserva de energia....uma gordurinha localizada. Na raça humana, por exemplo, as mulheres tem uma maior tendência a acumular gordura nas nádegas e culotes, o que não impede de um homen ter culote ou bundão se for muito gordo. Ele me disse que tem um cientista, que não me lembro o nome, que é um dos maiores entendidos de ciclídios do mundo e tem um trabalho bublicado justamente sobre este assunto. se alguém interessar posso tentar maiores informações com ele. Então pra mim tá explicado Abraços Beto Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Airton Pescador Postado Fevereiro 12, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 12, 2010 Sempre acreditei nisso, visto que tive o prazer de ver uma tucuna de cupim. Parabéns pela explicação Beto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TiWillian Postado Fevereiro 12, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 12, 2010 show de bola Beto, como se trata de uma reserva de energia tambem não vejo um porque a fêmea não possa ter. joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruca Postado Fevereiro 12, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 12, 2010 Aeh garotinho esclarecido a questão hein!!! Então podemos considerar que nem todos tucunarés com cupim são machos, show de informação. Bração!! :bompost: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Flávio Martins Postado Fevereiro 12, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 12, 2010 Credo Deus pai... Tucunas hermafroditas... eu heim. Agora quando fisgar um, vou ver se ele tem gogó e se a fala é = das mininas de tromba e quando encontrar algum amigo de grupo Tucunas vou perguntar se o cupim é de verdade... hehehehe... amigo, amigo. Mas a explicação tirou aquela velha duvida, mandou muito bem Beto! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruca Postado Fevereiro 12, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 12, 2010 Flávio pra ver se é de verdade tem que pegar, ta afim ??? :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: Amigo amigo :amigo: Bração por trás! gorfei:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leandro Vitorino Postado Fevereiro 14, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 14, 2010 Também concordo com essa teoria/fato. Parabéns Beto pelo interesse no assunto! Fico agradecido por ter ajudado a mim e os demais colegas a exclarecer mais essa dúvida. Att, Leandro Vitorino Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Willians Guarapuava Postado Fevereiro 18, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 18, 2010 Caraca...até no meio dos tucunas tem isso.rsrsrsrs.Tucuna sapatão.rsrsrs,brincadeirinha. Muito interessante a explicação dos feras aí. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bravel Postado Maio 14, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Maio 14, 2010 Quando comecei ler e enunciado do tópico, achei que estavam falando de cumpins.....esta sono desgraçado....rsrsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Esteves Postado Maio 15, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Maio 15, 2010 Show de Bola Betão, realmente essa explicação tem sentido.. e vindo do Gabrielzinho, com certeza é verdade... ps.: eu acho que pela lógica da natureza, as femeas que deveriam ter esses "chifres"...hehehe... zueira..rs bração Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Henrique Beltrão Postado Maio 16, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Maio 16, 2010 É verdade, eu já lí que tem um monte de peixes que mudam de sexo, quando na falta de um dos dois. A garoupa por exemplo eu sei que é capaz de mudar de sexo quando tem um faltando. E tem alguns colegas de pesca se parecem muito com esses peixes... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LeandroPesca7000 Postado Maio 17, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Maio 17, 2010 VALEU DEMAIS PELA INFORMAÇÃO.... ABRAÇO SAPÃO Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
SilvanioDC Postado Abril 26, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Abril 26, 2019 Em 11/02/2010 em 20:06, Beto-BH disse: Bom galera, para mim ficou esclarecida a questão. Eu sou um dos que já abriu um tucunaré com cupim e achou uma ovada bacana por dentro. Tinham falado que eu poderia estar confundindo o aparelho reprodutor masculino com as ovas, mas achei muito pouco provável. Não sou biologo mas tenho uma grande vivência em pesca e tenho certeza que não confundiria a ova ( com os ovocitos bem nítidos) com o epidídimio ou testículos que ficam cheios de esperma (branco leitoso). Conversando como Gabriel Alckimin, pescador e biologo ictiologo,o mesmo que sempre aparece nos relatos do Felipe Moraes com o maior tucunaré da pescaria, e ele me explicou que os Ciclídios, e em particular os Tucunas, tem uma taxa relativamente alta ( perguntei o que seria esse relativamente alta e ele me disse que não saberia informar números mas seria tipo 1 a 2% dos indivíduos) de hermafroditismo, ou seja, características masculinas e femininas no mesmo indivíduo ( inclusive aparelhos reprodutivos masculino e feminino juntos, no mesmo corpo). Fui mais a fundo e perguntei se todos os tucunas com cupim seriam machos ou hermafroditas ou se uma fêmea pura podria apresentar o cupim. a resposta foi que , mesmo as fêmeas, embora não seja comun, podem apresentar o cupim, mas que nos machos estes são mais proeminentes. Na verdade, como a maioria sabe, o cupim é uma reserva de energia....uma gordurinha localizada. Na raça humana, por exemplo, as mulheres tem uma maior tendência a acumular gordura nas nádegas e culotes, o que não impede de um homen ter culote ou bundão se for muito gordo. Ele me disse que tem um cientista, que não me lembro o nome, que é um dos maiores entendidos de ciclídios do mundo e tem um trabalho bublicado justamente sobre este assunto. se alguém interessar posso tentar maiores informações com ele. Então pra mim tá explicado Abraços Beto Já faz tempo mas consegue este material publicado sobre o ciclidios? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.